quarta-feira, 23 de abril de 2008

Maria Rachel mobiliza torcedores na final da Taça Rio

A professora Maria Rachel levou uma faixa de 5 metros do movimento "Educação Já" para a final da Taça Rio 2008, disputada entre Botafogo e Fluminense.


A ação teve o objetivo de despertar a atenção dos presentes - 69 mil alvinegros e tricolores - para a importância das campanhas em prol da educação.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Educação Já e Amazonas para o Mundo Ver


Na noite de pré-estréia do espetáculo “Amazonas para o Mundo Ver”, a professora Maria Rachel Coelho Pereira celebrou duas de suas maiores paixões: a Amazônia e educação. No espetáculo que acaba de chegar ao Rio, Maria Rachel levou para o palco a mensagem do movimento “Educação Já”, que defende condições igualitárias de ensino.

Amazonas para o Mundo Ver!



A preocupação com a valorização da cultura regional levou a professora Maria Rachel Coelho Pereira a participar da pré-estréia do espetáculo “Amazonas para o Mundo Ver”, dia 15 de abril, no Rio de Janeiro

O espetáculo consiste na apresentação de músicas e danças do Boi Bumbá do Amazonas, mesclando elementos da cultura indígena com o folclore, lendas e os mistérios da floresta. Durante todo o show os artistas interagem com o público.

Um Levantador de Toadas (figura central do espetáculo, cuja voz conduz o desenvolvimento do tema representado pelos dançarinos) e um Amo do Boi (menestrel e dono da fazenda onde se desenrola a estória) interpretam composições desse universo regional.

As músicas, em sua maioria, pertencem aos repertórios oficiais dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido , além de composições e arranjos do próprio grupo.Todas as coreografias foram desenvolvidas pela Cia. de Dança e Artes Folclóricas do Amazonas e o Grupo Encanto Vermelho. Assim também a produção, efeitos pirotécnicos, fantasias, indumentárias e uniformes.

*Sobre o espetáculo:

O espetáculo "Amazonas Para o Mundo Ver" demonstra, através da música e dança, as lendas e mitos do universo cultural amazônico. Um show que agrega beleza, tecnologia e cultura regional em 1h e 20 min de magia e encanto.

A temporada do show no Rio terá duração de três meses e estréia no dia 17 de abril, na casa de shows Scala Rio.

Assista ao vídeo de divulgação do espetáculo:

http://www.bloglog.ro/bumba-meu-boi-f_1/amazonas-para-o-mundo-ver-vi__Pv--a_sPpQ



sexta-feira, 11 de abril de 2008

A revolução na educação




*Por Maria Rachel Coelho Pereira

Tenho sido questionada nas últimas semanas sobre o que é Educacionismo. Educacionismo é uma teoria idealizada por Piotr Alexeyevich Kropotkin. Basicamente é colocar a educação como elemento central da transformação social, simbolizada em escola para todos e igual para ricos e pobres.

O Educacionista não tem partido político mas sim uma causa. No lugar de “fábrica para os trabalhadores”, nosso slogan é “ escola igual para todos”, até porque hoje “o operador” tem que ter um conhecimento muito maior do que “o operário”. A revolução hoje está em assegurar o pleno desenvolvimento da capacidade de cada um, e permitir-lhe ser remunerado de acordo com essa capacidade. As tendências de hoje são diferentes das que Marx imaginou.

O primeiro passo, de responsabilidade do Educacionista, é a nacionalização da educação, aprovando-se uma mudança na Constituição que prevê essa responsabilidade para os municípios e o projeto de lei de Responsabilidade Educacional, que define metas e padrões para o país inteiro, respeitadas as diferenças regionais, descentralizando o gerenciamento para as prefeituras. O segundo passo, que é de responsabilidade dos Educadores, é transformar a escola atual numa escola de qualidade, com professores contratados por um concurso público nacional e muito bem remunerados, com piso salarial federal alto, padrão de salário, de formação e de conteúdo. Escolas com equipamentos modernos e edificações bonitas e de qualidade.

Segundo as estatísticas, gasta-se 61 bilhões em Educação no Brasil mas desse índice o governo federal só gasta 7. O resto fica por conta das prefeituras. E sem falar nas desigualdades. Existem cidades com 20 mil reais de renda per capita enquanto outras tem menos de 600. Como pode esse prefeito dar uma escola boa e igual? Semana passada foi divulgado o resultado do Enem, nos trazendo o retrato atual. Dos 20 estabelecimentos com melhores resultados, 15 são particulares e os 5 públicos são federais. Nenhum colégio estadual do país ficou entre os 20 com melhor avaliação. Participaram do Enem, no ano passado, um milhão de estudantes, em 18.798 escolas públicas e privadas.

O Educacionismo prega uma verdadeira revolução na educação mas não é um projeto para um governo ou um partido ou um presidente. Demanda um tempo maior que um mandato.
Nossa tarefa imediata é convencer os omissos e acomodados, os descontentes, apáticos, mas ainda não corrompidos pelo conservadorismo ou pelos cargos, de que vale a pena lutar por uma causa e essa causa existe. Criar uma consciência nacional, convencer os pobres de que é possível seus filhos terem uma escola equivalente à dos ricos e convencer os ricos de que essa equivalência é necessária.

MARIA RACHEL COELHO PEREIRA é Doutoranda em Ciência Política, Mestre em Direito, Professora Universitária.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Maria Rachel e os Ianomamis



*Maria Rachel Coelho Pereira, coordenadora estadual do Movimento Educação Já!, em militância na Amazônia. Fotos de março / 2008
Mais informações sobre o movimento no http://movimentoeducacionistadobrasil.ning.com