terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ALA EDUCACIONISTA NO DESFILE DA MANGUEIRA

A Mangueira entrou na avenida por volta das 3h20 desta terça-feira, com o enredo baseado no livro “ O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro. Com cerca de 4.500 pessoas, em 32 alas e oito carros alegóricos, apresentamos o enredo "A Mangueira Traz os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro".
A escola comemorou, ainda, seus 80 anos e 25 anos da passarela do samba que tem o nome de Darcy.
A Mangueira, chegou à praça da apoteose aos gritos de é campeã.
A Professora Rachel Coelho depois de percorrer e conferir toda a escola, na concentração, desfilou com 38 alunos, na Ala “Educação Brasileira”, que foi formada por integrantes do Movimento Educacionista. Vários coordenadores de Núcleos estiveram presentes como Arcanja Oliveira, Angelo Fonseca, Sandra Igrejas, Kelly Leite e Luis Nogueira. Também desfilaram Alessandra e seu marido Souza, N.E. Jefferson Peres. Os dois vieram de Manaus especialmente para o desfile da Mangueira.
Foto: Com a águia da Portela que esse ano veio dourada, ao fundo, Escola de coração da Professora Rachel Coelho e Rodrigo Ribeiro, sobrinho de Paulo Ribeiro, que desfilou representando a família Darcy Ribeiro.


Foto: A ala 29 “Educação Brasileira’ das 32 que a Mangueira trouxe para o desfile, penúltima antes do último carro da Escola onde veio a velha guarda.

Foto: Ala Educação Brasileira concentrada para entrar na Avenida.
Se faltou acabamento nos carros, não sabemos, presos na ala não reparamos esse detalhe. Mas sobrou em vibração, valentia e garra! E o retorno da arquibancada!
Alunos e Professores na dispersão se despediram com um: ATÉ SÁBADO, NO DESFILE DAS CAMPEÃS!
Vejam mais fotos do desfile em:

domingo, 22 de fevereiro de 2009

INOCENTES DE BELFORD ROXO HOMENAGEIA LEONEL BRIZOLA

Com o enredo “Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro”, a Inocentes de Belford Roxo desfilou e cantou “Brizola a Voz do Povo Brasileiro”, uma homenagem a Leonel de Moura Brizola.

Com o arco do Sambódromo, desenhado por Oscar Niemeyer, um carro com um CIEP – escolas de horário integral planejado por Darcy Ribeiro e construídos graças a visão social e o permanente apoio que Brizola sempre deu a educação, carro chefe de suas realizações voltadas para o bem estar dos brasileiros.

O desfile também contou com muitas crianças, outra prioridade das políticas públicas de Leonel Brizola.
Desfilou pela Inocentes, o Ministro Carlos Lupi , a frente do abre alas, uma pomba branca, símbolo da escola, com asas de 10 metros, que se movimentavam para saudar o público.


Os Cieps, grande marca do governador Leonel Brizola, que sempre valorizou a educação em seus governos, presentes no carro que homenageou seu criador e planejador , o imortal Darcy Ribeiro.

A Professora Rachel Coelho, desfilou representando o Movimento Educacionista, a frente da bateria, com a camisa do Movimento "Educação é Progresso" e a bandeira na mão, que não foi aberta, durante o desfile, para que a escola não perdesse pontos.
Vejam mais notícias sobre o desfile da Inocentes em:
http://www.mariarachelcoelho.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MOVIMENTO EDUCACIONISTA ADOTA CRECHE NO RIO

A Professora Rachel Coelho, se reuniu, nesta tarde, com a Presidente da Associação de Moradores do Morro Chapéu Mangueira, Maria Helena Souza Rodrigues para se inteirar dos problemas que a escola e a creche da comunidade vem enfrentando.

A Creche Dona Marcela foi adotada definitivamente pelo Movimento Educacionista.

Eles estão sem computador, televisão, DVD e com dificuldades financeiras até para abastecer a despensa. Rachel Coelho já trouxe inclusive a lista de compras do mês.
A Professora também procurou saber se haviam crianças fora da escola por falta de vagas. Helena disse que não.

A comunidade reclamou muito da atitude da atual Secretária de Ação Social, Benedita da Silva, que retirou material de construção do morro, que era destinado ao Projeto Esportivo Chapéu Mangueira para levar para a comunidade da Cidade de Deus. A Professora se comprometeu em verificar o que está ocorrendo.
Benedita da Silva tem uma ONG também denominada PAC mas o casarão sede da ONG no morro está fechado há anos. A ONG que é dirigida pela neta de Benedita, funciona no centro da cidade.
Rachel Coelho entregou um computador com impressora doado por um aluno que não quer ser identificado. É o primeiro computador da sala “Do Reforço Escolar”.
Ao anônimo, as crianças do N.E. Chapéu Mangueira agradecem a doação.
E vamos em frente!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MOVIMENTO EDUCACIONISTA VOLTA AO MARACANÃ

O Movimento Educacionista retornou neste domingo ao Maracanã.
A Professora Rachel Coelho e Rita Mendes, adjunta do N.E. Rio e Coordenadora do N.E. Jacarepaguá, divulgaram o Movimento entre os torcedores do Botafogo e do Flamengo.
Entre os famosos, pararam para ouvir com atenção a Ideologia Educacionista, a cantora Sandra de Sá e seu filho, o ator Jorge de Sá.
O Movimento também começa a penetrar nos times. Durante todo o intervalo, Rachel Coelho explicou o Movimento, na teoria e na prática para os jogadores do Botafogo que assistiam ao jogo das cadeiras perpétuas. Segundo eles, só conseguiríamos entrar no campo do Maracanã com as camisas do Movimento e nossa bandeira com autorização da Rede Globo, dona do campeonato. Mas convidaram a Professora para divulgar o Movimento nos treinos.
Foto: Rachel Coelho com Castilho, goleiro titular do Botafogo, que se recupera de uma cirurgia no joelho. Castilho assistiu a todo o jogo com a camisa do Movimento.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ÚLTIMO ENSAIO DA MANGUEIRA

FOTO: A Professora Rachel Coelho, Paulo Ribeiro, Presidente da Fundação Darcy Ribeiro e João Carlos, Diretor Administrativo da Escola.

..."Queria agradecer a Deus a oportunidade impar de ter conhecido essa comunidade maravilhosa. Foram 29 sábados de ensaio, mais o trabalho intenso do barracão, com o apoio e acompanhamento de uma equipe de antropólogos da Fundação Darcy Ribeiro para retratar nosso povo.
Acompanhamos o amor com que essa gente trabalhou para colocar o carnaval na rua. E cedi aos encantos, a doce magia que faz com que os de fora que pisam nesse chão não sáiam mais.
No último sábado, entendi o nervoso da quadra, imaginei: É que a Mangueira já nasceu Campeã! Quem nasce aqui nesse Morro, não aceita segundo lugar, muito menos carregando um enredo desses.

Convoco a todos os torcedores da Mangueira para o desfile, aqueles que estiverem em outras cidades, participem pela TV, numa só corrente, numa só vibração, Vamos lá, Estação Primeira de Mangueira.
Vamos para vitória!"...

Maria Rachel Coelho
Movimento Educacionista

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA ENTREVISTA BIBI FERREIRA

FOTO: BIBI FERREIRA, A PROFESSORA RACHELCOELHO E SUA MÃE JANETTE JANE
A equipe da TV Educacionista, esteve no Teatro Clara Nunes, no último domingo, dia 8, na Peça: Às Favas com os Escrúpulos para entrevistar a maior atriz do Teatro Brasileiro: BIBI FERREIRA!
Bibi concedeu a entrevista muito desapontada por saber que o Presidente Lula ainda não indicou o nome do Senador Cristovam Buarque para concorrer ao cargo de Diretor Executivo da UNESCO. Assim como a Professora Rachel Coelho ficou muito triste em saber que a peça está em sua última semana no Rio de Janeiro. Bibi segue para Porto Alegre para uma temporada e depois retorna a São Paulo com a peça.
Seu depoimento foi emocionante. Além de reiterar sua admiração por Cristovam Buarque e pela Ideologia Educacionista, Bibi falou muito sobre a área da Saúde que, segundo ela também está totalmente abandonada no Brasil.

Marcos Batista, Coordenador da TV Educacionista, prometeu rapidez na edição da entrevista, tão logo chegue a Sorocaba.
Também pedimos uma agenda no programa do Jô Soares, diretor da Peça.

A Nossa Deusa, nosso Muito Obrigada. Vá com Deus e volte logo!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA NA MANGUEIRA


FOTO: José Ricardo Coelho com sua irmã, a Professora Rachel Coelho e Marquinhos Batista, coordenador da TV Educacionista.
O N.E. Mangueira recebeu na noite de sábado a TV Educacionista. A equipe da TV cobriu todo o ensaio da escola, entrevistou a coordenadora Sandra Igrejas que presenteou os membros da equipe com camisas oficiais da Mangueira. O N.E. Mangueira foi criado quando a Escola escolheu seu enredo deste ano. A Mangueira vem com enredo “ O Povo Brasileiro” homenageando Darcy Ribeiro. Hoje a principal finalidade do Núcleo é divulgar o Movimento na comunidade da Mangueira e nas quatro vizinhas a ela. Já contamos com 12 coordenadores de São Paulo confirmados para o desfile. Marcos Batista, coordenador da TV, também confirmou sua presença. Todos assistiram ao ensaio ao lado do Ministro Carlos Lupi, que não sabia que já tínhamos 70 núcleos no Brasil inteiro além de uma TV. Ele ouviu atenciosamente Ronei Bravo que o explicou detalhadamente a formação e função de nossos Núcleos.
"Confesso que me dá certo tremor d'alma o pensamento inevitável de que, com uns meses, uns anos mais, algum sucessor meu, também vergando nossa veste talar, aqui estará, hirto, no cumprimento do mesmo rito para me recordar. Vendo projetivamente a fila infindável deles, que se sucederão, me louvando, até o fim do mundo, antecipo aqui meu agradecimento a todos. Muito obrigado. Estou certo de que alguém, neste resto de século, falará de mim, lendo uma página, página e meia. Os seguintes menos e menos. Só espero que nenhum falte ao sacro dever de enunciar meu nome. Nisto consistirá minha imortalidade.". Darcy Ribeiro em seu discurso de posse na ABL.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA NA FUNDAR

A TV Educacionista esteve filmando a Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Recepcionados por Ellen Cristine Monteiro Vogas, que coordena o acervo e Gisele Jacon Moreira, diretora financeira, a equipe da TV coordenada por Marquinhos Batista, juntamente com Ronei Bravo, Educacionista de Salto – SP e Rachel Coelho, viajaram pela história e pelos sonhos desse que foi indigenista, antropólogo, poeta, romancista, político, mas que gostava mesmo era de ser chamado de educador, e que acabou sendo mesmo o maior educador de nossa história.

Darcy imaginou a Fundação no campus da UnB, primeira universidade idealizada por ele. Cristovam Buarque, na época reitor da UnB, chegou a demarcar a área onde seria construída a Fundação. Entretanto, Cristovam saiu e o novo reitor que assumiu não levou o projeto adiante.
Hoje, a Fundação que fica no bairro de Santa Teresa é também o local de reuniões, seminários e cursos do Movimento Educacionista no Rio de Janeiro.
A Biblioteca do primeiro andar conta com 30 mil livros que constituíam a Biblioteca de Darcy e Berta Ribeiro.
O acervo ainda é composto com arquivos acumulados com mais de 50 anos, que contêm grande parte da história do Brasil, além de manuscritos, correspondências, fotografias, originais de livros e textos inéditos.

A Fundação possui uma produtora completa de vídeo com ilha de edição de última geração, câmeras, ilhas de corte seca e copiagem, inclusive digital e DVD. Também fazem parte do acervo da Fundação: esculturas, objetos de arte e artesanato, quadros e todo o mobiliário que compunha as residências da praia, do sítio e de Brasília que até em suas disposições, reproduzem os ambientes que Darcy tinha em casa.
No arquivo Darcy e Berta Ribeiro existem textos que Darcy nem chegou a publicar, gravações, reproduções sonoras, vídeos, filmes de quando ele estava na Seção de Estudos do SPI (Serviço de Proteção aos Índios), filmes sobre os CIEPs, campanhas políticas, entrevistas.
A parte textual e fonográfica já está toda inventariada e digitalizada.

A FUNDAR é aberta a pesquisa acadêmica. Muitas teses já foram produzidas lá. Em nossa visita também acompanhamos um curso que estava sendo ministrado no auditório de aperfeiçoamento de professores pelo Projeto ProJovem.

“... GOSTARIA DE FICAR NA MEMÓRIA DAS PESSOAS PEDINDO QUE SEJAM MAIS BRASILEIRAS”...
DARCY RIBEIRO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA NA CRUZADA SÃO SEBASTIÃO

No dia 7, dia em que se comemorou o centenário de nascimento de Dom Hélder Câmara, idealizador da Cruzada São Sebastião, a TV Educacionista esteve no Rio de Janeiro onde gravou uma reportagem sobre toda a história da Cruzada e o surgimento do Núcleo Educacionista. Entrevistou professores e alunos do projeto, que mesmo de férias se reuniram para receber a equipe vinda de Sorocaba.Foto: As crianças da turma de Jiu-Jitsu do Professor Expedito Santana fizeram fila para receberem 50 cadernos (espiral, capa dura com a bandeira do Movimento Educacionista) que foram doados.
FOTO: Rachel Coelho, Joel Nonato, Coordenador do N.E. Cruzada São Sebastião e que agora é também o Presidente da Associação de Moradores e Angelo Fonseca.
A TV Educacionista registrou o Projeto Educacionista desenvolvido dentro da comunidade, coordenado por Joel Nonato, nas quadras que hoje são um ponto de encontro das crianças e adolescentes, a partir das 17:00 hs, horário que o Colégio Santos Anjos fecha suas portas.
O projeto conta com a colaboração voluntária de professores de informática, basquete, judô e jiu-jitsu, buscando um envolvimento com o cotidiano de cada um deles e os trazendo para que não fiquem nas ruas neste horário, fazendo com que tenham uma terapia educacional, se divertindo, extravasando, recebendo conceitos de ética, disciplina, cidadania e perseverança.
Nossa proposta é transformar muitos deles em faixa preta, atletas profissionais em algum clube, feras em informática. Mas ainda que alguns não cheguem a isso, que saiam dali para um outro caminho também do bem e para o bem, todos, verdadeiros campeões na vida!

TV EDUCACIONISTA NA VILA JUANIZA

A TV Educacionista esteve por toda uma manhã visitando o Núcleo Educacionista Vila Juaniza. O Núcleo funciona numa pequena sala da Associação de Moradores da comunidade, que fica no bairro da Ilha do Governador.
Com 50.000 moradores e nenhuma Escola, Vila Juaniza é também a comunidade do Estado do Rio de Janeiro com o maior número de casos de aids.
A equipe da TV e a Professora Maria Rachel Coelho, percorreram várias ruas do Morro. Tudo foi registrado: os valões abertos com focos da dengue, grandes lixões ao lado da única quadra de esportes que existe, onde as crianças jogam bola, fato que preocupou os Educacionistas Paulistas, pela proximidade com o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

FOTO: Antonio Galdino de Oliveira, que também é Presidente da Associação de Moradores, Marquinhos Batista, Coordenador da TV Educacionista, Rachel Coelho, Jorge Gomes, Coordenador Geral do N.E. Vila Juaniza e Sabrina Neves, nossa secretária.

Na oportunidade, foram distribuídas 200 balas, jujubas e pirulitos e 20 bolas de couro da Coca Cola para as crianças que acompanharam nosso trabalho.

A TV Educacionista também filmou a antiga sede do Lagoa Futebol Clube. O prédio abandonado está sendo arrumado pelo Movimento Educacionista para funcionar uma creche.

http://www.mariarachelcoelho.blogspot.com/

http://movimentoeducacionistadobrasil.ning.com/

www.educacionismomebiano.blogspot.com

www.mariarachelcoelho.com.br

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA ENTRA NO AR


Prezados Educacionistas

É com grande satisfação que venho à todos para comunicar que a partir de hoje a TV Educacionista entra definitivamente no ar. Nossa programação estará 24h no ar com entrevistas, documentários, reportagens, programas próprios como o EducAÇÂO, Giro Educacionista, Projetos Educacionistas e outros que ainda virão. Nossa estrutura ainda é pequena mas a vontade de mostrar um Movimento grande e organizado é ainda maior. Nesta sexta, 6 de fevereiro, às 20h, o EducAÇÃO vai mostrar um bate papo com Rachel Coelho, coordenadora do Educacinosmo no Rio e Bruno Ganem, Coordenador do Núcleo Educacionista Movimento Jovem e ainda vereador em Indaiatuba. O programa Projetos Educacionistas vai mostrar o que os Núcleos estão fazendo em projetos pontuais. O Núcleo Socer Salto colaborando com a reforma de uma creche na cidade. O projeto Bom de Bola, Bom de Escola em Salto. Exatamente neste final de semana, nossa equipe comandada por Marquinhos Bastos, está visitando a Vila Juaniza, a Cruzada São Sebastião e outros projetos no Rio. O Giro Educacionista vai mostrar onde existem núcleos, cidade ou bairro, suas particularidades, sua cultura e também como é a educação lá. Posteriormente vamos mostrar o que está sendo feito na Educação de Sorocaba, as escolas integrais em Indaiatuba, a Associação Educacionista de Nova Odessa e outros projetos em todos os cantos do Brasil. Tudo está sendo produzido e gravado. Mostrar que é possível e não só falar. É a TV Educacionista existindo para informar você, educacionista. Saindo do discurso para a prática. Nos intervalos de nossos programas, entrevistas de altíssimo nível, documentários e especiais gentilmente cedidos pela TV Câmara, pela webTV Natureza, pela Rede Amigos da Cultura e pelo SindCine. Por isso seu apoio é muito importante e sua opinião não menos. Acesse! Ela também é sua!
Ney Bravo

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SOCER BRASIL É EDUCACIONISTA

O Núcleo Educacionista Socer Salto é um núcleo em formação que vai incluir os funcionários da Socer do Brasil, empresa ecológica de transformação de resinas.
A Socer tem como base de política de recursos humanos, a valorização e a retenção de seu capital humano. Neste 1º semestre de 2009, a empresa programa um curso sobre o Educacionismo a ser ministrado aos funcionários.

A Socer desenvolve o Educacionismo independente do Núcleo existir. Anualmente todos os funcionários se unem em torno de um projeto de reforma de um bem da Educação para revitalizá-lo. E isso voluntariamente. Os funcionários nada recebem por reformar a escola ou creche durante o período que eles ficam lá, mais ou menos uma semana de trabalho. Isso desde o diretor até o faxineiro. Dessa forma, todos contribuem com a valorização do pensamento do Educacionismo. O Núcleo Socer é coordenado pela sra. Cláudia Vasconcelos e auxiliado pelo diretor Paulo Roberto Seixas.
Em 2007, a empresa escolheu a Escola Estadual Professora Maria Teresa Guimarães de Ângelo, localizada no Jardim Marília, um bairro carente de Salto, para ser beneficiada pelo seu primeiro projeto social. A idéia de escolher uma escola localizada nas proximidades da empresa foi justamente visando priorizar a comunidade daquela região. Em dezembro de 2007, todos os funcionários foram convidados e se engajaram no projeto em que a empresa doou os materiais e seus funcionários fizeram a total reforma da escola. O resultado final do projeto foi gratificante para todos os envolvidos, principalmente para a direção da empresa, que percebeu que investir em Educação permitiu uma evolução enquanto seres humanos de todos os seus funcionários. Desde então, a política da empresa é anualmente escolher uma instituição ou escola para realizar melhoramentos.
Este ano foi a vez da creche no Jardim das Nações em Salto. A Professora Rachel Coelho visitou as obras da creche acompanhada por Marco Antonio Vicente, Engenheiro de Projetos da Socer e Cláudia Maria dos Santos Vasconcelos, gerente de RH da empresa.

E daqui para a frente o N. E. Socer Salto indicará os estabelecimentos com o seguinte conceito: Se conseguirmos mudar a realidade de pessoas em nossa volta, todos juntos conseguiremos mudar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso Estado e o Brasil e, porque não o mundo!
Mais detalhes da Socer: http://www.socer.com.br/portugues/

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EDUCACIONISMO EM INDAIATUBA

Acompanhados pelo vereador Bruno Ganen, Coordenador do N.E. Indaiatuba a Professora Rachel Coelho e Ney Bravo visitaram a Escola Ambiental Bosque do Saber na cidade de Indaiatuba.

Foto: A Professora Maria Rachel Coelho com Bruno Ganen, vereador pelo PV e coordenador do N.E. Indaiatuba.
Recepcionados por Jeanete Escodro, diretora da Secretaria da Educação de Indaiatuba, e por Maria do Carmo Bastida da Escola Ambiental, que mostraram e explicaram todo o trabalho Educacionista que vem sendo realizado.

Preocupada com as questões ambientais atuais, a Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, criou a Escola buscando enriquecer os trabalhos já desenvolvidos em sala de aula. O espaço é utilizado por alunos e professores para complementar o horário integral, todos dedicando-se a atividades práticas de estudos do meio e de preservação efetiva do ambiente, interagindo e participando das atividades propostas voltadas para a formação e a conscientização das necessidades de mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente em que vivemos. Os alunos monitorados recebem informações e vivenciam experiências como: Trilha, Galpão Interativo de Produção de Muda, Estufa, Viveiro, Horta Orgânica Educativa Multidisciplinar, Reciclagem de Papel Artesanal, Pomar Orgânico dentre outros projetos.
Mais detalhes sobre a Escola Ambiental Bosque do Saber:
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/bosque-do-saber/


Foto:Visita à Escola EMEB Prof. Nízio Vieira – Jardim Morumbi - Indaiatuba

Ainda ciceroneados por Bruno Ganem e pela diretora da Educação Jeanete Escodro, Rachel Coelho, Janette Jane e Ney Bravo foram conferir uma Escola Pública não só igual a uma particular mas talvez melhor que muitas delas, embora situada num bairro carente de Indaiatuba. Trata-se da Escola Municipal de Ensino Básico do Jardim Morumbi, que adota tempo integral.
Segundo Gilberto Dimenstein, Indaiatuba é hoje referência quando se fala em educação Pública de qualidade.
O prédio, construído na Rua Antonio Quintero, tem dois pavimentos, totalizando 2.927,67 de área, com 13 salas de aula, mais três de apoio, laboratório de informática, biblioteca e quadra poli-esportiva coberta. Além do Jardim Morumbi, crianças de bairros adjacentes também estudam na escola, com capacidade para 400 alunos. Em parceria com a Secretaria da Cultura, a escola oferece a oportunidade aos estudantes de participarem de aulas de canto coral. Os alunos das 4ª séries ainda podem fazer aulas de reforço em Inglês com professoras voluntárias. As parcerias e o voluntariado são incentivados pelo poder público de Indaiatuba, que defende atividades extracurriculares para manter as crianças na escola mesmo fora dos horários de aula.
Em 2009, a escola vai começar a trabalhar com o Xadrez e Jogos de Raciocínio com as crianças de 1ª e 2ª séries, e com Práticas de Leitura, para alunos de 1ª a 4ª série. O projeto Teatro, que já era desenvolvido na unidade foi dividido em Teatro somente para as 4ª séries, e Música e Expressão Corporal, de 1ª a 4ª série. O projeto de Artesanato, que é oferecido aos estudantes de 1ª a 4ª série, foi dividido em turmas só de meninos e só de meninas. A escola ainda mantém os projetos Brincadeiras, voltado para as 1ª e 2ª séries, que ficam um determinado período livres para brincar, mas sempre sob a supervisão do professor; Educação Ambiental; Futebol e Dança, também para turmas de meninos e meninas; Ginástica Geral, para meninos e Ginástica Rítmica Esportiva, para meninas; e Informática, com aulas que variam de acordo com as idades dos grupos. A escola oferece todo material didático gratuito e também dispõe de espaços adequados e materiais específicos para o desenvolvimento das atividades propostas.

É possível. Filho do empregado numa escola de qualidade igual a do filho do patrão!
Veja mais em:

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

EDUCACIONISMO EM SALTO

Em visita a cidade de Salto, Maria Rachel Coelho foi recebida pelo prefeito Geraldo Garcia que recebeu a professora e sua mãe no gabinete do Paço Municipal.

Foto: Professora Maria Rachel Coelho com o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia

O prefeito foi enfático em dizer que o turismo de Salto será desenvolvido através do turismo pedagógico com o tema do Tietê. Geraldo também falou que está totalmente à disposição do Educacionismo e convidou ainda Maria Rachel a vir para a região, intermediando inclusive um cargo no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, hoje com 10 mil alunos. Numa posterior visita, Geraldo vai pessoalmente mostrar o Parque das Lavras e o Rocha Moutonnèe.

Também falou de Salto ser a cidade sede do Congresso Educacionista uma vez que foi nesta cidade que surgiu o 1º Núcleo Educacionista do Movimento. Falou inclusive que pode viabilizar a realização no novo Teatro Palma de Ouro, ainda a ser inaugurado numa homenagem explícita à Anselmo Duarte, nome máximo do cinema brasileiro, ganhador da Palma de Ouro em Cannes.
Geraldo Garcia ainda gravou um depoimento para a TV Educacionista que nos acompanhou em toda a visita.

Foto: Wanderly Rigolin, Presidente do Comtur Salto, Geraldo Garcia, Prefeito de Salto, Maria Rachel e Ney Bravo.

Foto: Convidadas pelo Presidente do Comtur Salto, Wanderly Rigolin, Rachel e Janette, foram visitar o Complexo da Cachoeira.
O Complexo Turístico da Cachoeira de Salto, recuperou a imponência após quase dois anos de obras e cerca de R$ 2 milhões em investimentos. O local abriga também o Memorial do Rio Tietê, o mais completo museu voltado ao rio. Formada entre 65 e 30 milhões de anos, a cachoeira do complexo é a maior queda d’água no leito do rio Tietê. Batizada pelos índios guaianazes de Ytu-Guaçu, que em português significa Salto Grande, a cachoeira deu origem ao nome da cidade.
No seu entorno, reúne um conjunto de atrativos como o Memorial do Rio Tietê, a Ponte Pênsil, o Mirante, a antiga Brasital, o Caminho das Esculturas, o Jardim e a Ilha dos Amores e a Concha Acústica. A partir da década de 70, o complexo sofreu as conseqüências do deslocamento do eixo econômico do município para outras áreas, do vandalismo e do desgaste natural.
Para recuperar o espaço, a Prefeitura de Salto investiu cerca de R$ 1 milhão e contou com o aporte de R$ 800 mil da Petrobrás, por meio da Associação Cultural de Salto. As obras duraram cerca de dois anos. Entre as atrações que passaram por intervenções está a pequena Ilha dos Amores, um recanto poético e romântico localizado logo acima da cachoeira. A ilha recebeu esse nome porque no passado muitos casais tinham o hábito de permanecer ali para namorar. No entorno é possível contemplar os belos jardins modernistas concebidos pelo arquiteto paulista João Walter Toscano, em 1958. Esse é o principal cartão postal de Salto.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

EDUCACIONISMO EM NOVA ODESSA

A cidade de Nova Odessa, situada na grande Campinas, ganhou formalmente a Associação Educacionista de Nova Odessa, que vai incorporar o N. E. de Nova Odessa e começar um trabalho com ações e projetos na cidade e região.

A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores de Nova Odessa sob o comando do jovem Jean Lucas Costa, com apenas 18 anos, o novo líder do Educacionismo na região de Campinas, impressionou pela paixão, trabalho e discurso enaltecendo a ação de Cristovam Buarque.
Estiveram presentes Claudiney Bravo e Rachel Coelho, Coordenadores Nacionais do Movimento, assim como a TV Educacionista que gravou toda a solenidade que abrirá sua programação na próxima quinta, 5 de fevereiro.


A Professora Maria Rachel Coelho discursou representando o Senador Cristovam Buarque.


Foto: Ney Bravo, Rachel Coelho e Jean Lucas Costa

Prestigiaram a solenidade de inauguração, o secretário de Educação de Santa Bárbara D'oeste, o assessor de Educação de Nova Odessa, a Secretária de Educação de Nova Odessa, vereadores, professores e estudantes.

O Núcleo Educacionista de Nova Odessa passa a ser a partir de agora Associação Educacionista de Nova Odessa.

Nos curvamos em uma reverência especial ao jovem Carlos Alberto Raugust, vice presidente da AENO, e pai de Renato, primeiro cadeirante do Movimento Educacionista. Seu pai, que estava emocionado na solenidade é também vice presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Nova Odessa.

Veja mais em:
www.educacionista.org.br/jornal

EDUCACIONISMO EM SOROCABA

Professora Rachel Coelho com Mário Bastos, Coordenador N.E. Sorocaba

Bruno Ganen, Coordenador N.E. Indaiatuba, Rachel Coelho, José Francisco Junior, Coordenador N.E. Ourinhos - SP e Ney Bravo.


A Professora Maria Rachel Coelho foi a São Paulo acompanhar o crescimento do Movimento Educacionista na região. A visita começou por Sorocaba.
Acompanhada de sua mãe, Janette Jane, Bruno Ganen, coordenador do N.E. Indaiatuba e Ney Bravo, coordenador Nacional e Regional São Paulo, visitou o Núcleo Educacionista de Sorocaba e conheceu a TV Educacionista que funcionam na Rede Amigos da Cultura.

Também apareceu por lá José Francisco Junior, coordenador do N.E.Ourinhos acompanhado de Reginaldo Oliveira.

A Rede Amigos da Cultura, é uma ONG fundada em novembro de 2000, na cidade de Guapiara, por Mario Bastos, cuja finalidade é levar à sociedade mais cultura e mais educação para uma conscientização sobre a importância do meio ambiente. Seu principal objetivo é ser uma instituição que contribua para uma melhoria na qualidade de vida e bem estar do ser humano, o Bem Comum. Atualmente com sua sede em Sorocaba e sub-sede em Piedade, a ONG Rede Amigos da Cultura atende a comunidade carente com projetos sociais como Sopão Cultural, Um dia diferente, Projeto Ler e Viver e a rádio Web Rede Amigos da Cultura.

O Núcleo Educacionista de Sorocaba, coordenado por Mário Bastos e formado por membros da Rede Amigos da Cultura. É o braço que mantém a TV Educacionista, cujo coordenador é o amigo Marquinhos Batista.

O N. E. de Sorocaba tem como projeto ativo a divulgação do Educacionismo e o que fazem os Núcleos Educacinistas.

Na visita, Maria Rachel gravou o 1º programa da TV Educacionista – EducAÇÃO, uma ação na Educação, que vai entrar na grade de programação da TV Educacionista a partir de quinta, 5 de fevereiro.
Também estão sendo gravados os programas Projetos Educacionistas, o Projeto do N. E. Socer Salto e o Projeto Bom de Bola, Bom de Escola apoiado pelo N. E. Salto.


Na próxima semana, a TV Educacionista viaja para o Rio de Janeiro onde serão gravados os Projetos desenvolvidos na Vila Juaniza, na Cruzada São Sebastião e visita à Vila Olímpica da Mangueira.


Sobre Mário Bastos: http://www.mariobastos.com.br/
Sobre TV Educacionista: http://www.tveducacionista.org.br/
Sobre Rede Amigos da Cultura: http://www.redeamigosdacultura.com.br/
Veja mais em: