segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MEB - MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL - NA UNIFACS - SALVADOR EM DEFESA DO PRÉ-SAL

..."Quando desembarquei aqui em Salvador, inevitavelmente lembrei-me, que foi aqui neste Estado que em 22 de abril de 1500, um fidalgo português a serviço do rei D.Manuel I, com um grupo armado, assaltou centenas de milhares de índios. Mataram os índios em massa, roubando-lhes a terra. Mas a história chama esses homicídios e esse esbulho de “descoberta”.
Levaram tudo, a vida de nosso povo, nosso ouro, pau-brasil etc
Agora temos a chance de ser o país mais rico do mundo com a descoberta do pré-sal. Não podemos deixar que entreguem nosso último patrimônio"...
Esse foi o desabafo da Professora Maria Rachel Coelho com os alunos do curso de Engenharia da UNIFACS - SALVADOR no último fim de semana.

Foto: Rachel Coelho e Vera Veronesi, respectivamente, Presidente e Conselheira Fiscal do MEB – Movimento Educacionista do Brasil.

A Professora Vera Veronesi com o apoio da UNIFACS e do MEB, foi a grande responsável pelo evento.
Foto: Professor e Jornalista Osvaldo Maneschy é do PDT- único partido na luta por esse patrimônio que é do povo brasileiro.
Foto: Fernando Siqueira é uma das maiores autoridades no assunto atualmente no Brasil.

Fernando Siqueira defendeu a permanência da Petrobrás,o Pré-sal e a implantação de uma nova lei do Petróleo. “Petroleiro nenhum tem o direito de se apossar das riquezas da nação. A Petrobrás é um patrimônio nacional que foi criada para trazer benefícios para o povo. Mudaram as regras do jogo sem ouvir a população”, afirmou Siqueira referindo-se a Lei 9478, que determina que as riquezas exploradas no Brasil pertencem a quem explora e não à nação.
A luta é pela permanência da Petrobrás que é de todos nós. Não podemos deixar que a Lei 9478 continue, temos que resgatar a Lei 2004.

domingo, 27 de setembro de 2009

MEB - MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL E PDT DISCUTEM PRÉ-SAL EM SALVADOR

MEB E PDT INICIAM O PRIMEIRO DEBATE EM SALVADOR SOBRE O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE DO MOMENTO: A DEFESA DO PRÉ-SAL
Foto: O Deputado Federal Severiano Alves –PDT- Bahia, defensor da educação participou de todo o evento e se declarou Educacionista.
Começou oficialmente o primeiro curso de formação política da Fundação e da Universidade Leonel Brizola, na cidade de Salvador. O Primeiro Ciclo de Palestras do Partido Democrático Trabalhista foi iniciado com um debate sobre o Pré-sal, e realizou-se no Centro Cultural da Câmara Municipal, no dia 25 de setembro. Foi uma iniciativa do MEB- Movimento Educacionista do Brasil, através da Professora e Conselheira Fiscal do MEB Vera Veronesi, da Professora Rachel Coelho, Presidente do MEB e com o apoio do PDT.
Foto: Rachel Coelho com o Professor Jorge Amaral do MEB – Bahia.

A Professora Rachel Coelho falou da importância de continuar o debate de idéias dentro do PDT:
...” hoje, um dos mais graves problemas da política brasileira, além da corrupção, é a falta de capacidade que os partidos tem de serem escola. Alguns partidos, além de terem perdido suas identidades, são pragmáticos e imediatistas. O PDT se mantém como a escola do povo, nós continuamos trabalhando a teoria e a concretização dessas idéias a longo prazo. O PDT é o partido da educação, e só através dela será possível a emancipação do povo”..

Foto: Vera Veronesi com o Professor e Jornalista Osvaldo Maneschy e Maria Rachel Coelho, do PDT – RJ e diretora-presidente do MEB.

Rachel Coelho foi ovacionada pelo auditório quando se disse satisfeita em ver tantos negros num evento: ...” É meu primeiro evento com essa quantidade de negros. Vamos deixar de lado a hipocrisia, quantos negros temos no senado além do senador Paulo Paim e do suplente do Senador Cristovam Buarque? Um negro no Supremo Tribunal Federal. Essa não é a cara do Brasil! Temos que completar essa abolição, dando escolas de qualidade para os filhos dos negros igual a dos filhos dos brancos"...

Foto: No centro, o vereador Gilberto José – PDT- Bahia, Presidente da Executiva Municipal, um dos responsáveis pela realização do evento, com os convidados palestrantes: à esquerda, Fernando Siqueira, uma das maiores autoridades no tema e à direita, o Professor e jornalista Osvaldo Maneschy representante da Executiva Nacional.
Foi didaticamente explicado como se forma a camada de pré-sal até a questão do nosso marco regulatório, a preocupação na elaboração de um marco regulatório que minimamente preserva a soberania nacional.
Que o ideal seria o restabelecimento do monopólio estatal do petróleo, retirando daqui as garras das multinacionais conhecidas, que insistem em subordinar aos seus interesses o interesse do povo brasileiro. Não podemos continuar entregando à iniciativa privada, e à iniciativa privada internacional, o controle de nossas jazidas.
Vejam mais fotos do evento em:

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PDT ELEGE DELEGADOS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Depois de 48 horas de trabalho, debates, deliberações, apesar da hegemonia do PT e de pouquíssimas vagas para um número imenso de inscritos na Conferência da Educação da Cidade do Rio de Janeiro, os Professores Rachel Coelho e Álvaro Bastos, ambos do PDT – RJ, foram eleitos delegados para Conferência Estadual a se realizar em novembro.
A Professora Rachel Coelho participou da Conferência representando o MEB - Movimento Educacionista do Brasil - na categoria- organização social.

Foram dois exaustivos dias. Logo na manhã do primeiro dia a Professora Rachel Coelho questionou o Regimento Interno da CONAE – RJ que não contemplava representação dos Povos Indígenas, o que foi acatado por unanimidade pela plenária e por toda Comissão Organizadora.
Foi incluído no Anexo IV a Representação Social dos Povos Indígenas.
Quem primeiro defendeu o ensino tupi-guarani em uma escola pública no Estado do Rio de Janeiro foi o Governador Leonel Brizola, tenho essa deliberação em casa publicada em diário oficial e vou disponibilizar na internet, o relator foi o professor Bayard Boiteux. E agora eu estou aqui para defender meu povo. Não abro mão da inclusão explícita dos índios nesse Regimento, disse Rachel Coelho, ovacionada pela plenária, momento que causou uma imensa confusão, o Presidente da Comissão se desculpou e explicou que os índios estariam impícitos no Setor de Movimentos de Afirmação da Diversidade. Só que o Movimento Negro, Quilombola, LGBTTs e Feminista estavam explicitados no documento, que só não contemplava os índios.

Outro momento de grande tensão foi a tentativa de supressão da expressão “ ampliação da escolarização obrigatória e da jornada ou tempos escolares,consubstanciando a educação de tempo integral” prevista no artigo 124 da LDB.

O MEB, aos poucos, começa a ocupar seu lugar na educação no Rio de Janeiro. Álvaro Bastos e Rachel Coelho fizeram uma defesa veemente pela manutenção do dispositivo em sua integralidade, o que foi acatado pela plenária.



Depois da tensão da votação dos delegados prevaleceu o clima de simpatia.
Rachel Coelho abriu e colocou nas mãos dos educadores, então descontraidos participantes resistentes até às 22:00 hs de um domingo de intenso sol no Rio de Janeiro, a bandeira “símbolo máximo” do Movimento Educacionista do Brasil, Educação é Progresso.

E Vamos em frente!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL - MEB - NA MÍDIA PARAIBANA

PRIMEIRO SONHO REALIZADO NO ESTADO DA PARAÍBA
NOSSO JORNAL EURECA
Esta é a equipe de Edição do Jornal Eureca: Emanuelly Vasconcelos; Tomaz Passamani; Rachel Coelho; Emanuel Ramalho; Viviane Vasconcelos e Késsia Mayara.

O Jornal Eureca foi o primeiro projeto MEB concretizado no Estado da Paraíba. Totalmente elaborado por jovens alunos da Escola Olivina Olívia.


Foto: Josemar Elias, vice-diretor da Escola Olivina Olívia, Janette Jane, João Evangelista, editor geral do Jornal A UNIÃO e a presidente executiva do MEB, Rachel Coelho.
O Eureca, é um periódico bimestral, que conta com o integral apoio de A União, por meio do seu parque gráfico para sua impressão, criado e editado por seis alunos do 3º ano do Olivina Olívia. O primeiro número circulou no mês de julho e o segundo número deverá ser impresso até o final deste mês.
O Jornal A UNIÃO que é do governo da Paraíba, é o terceiro Jornal mais antigo do Brasil, em circulação tem 116 anos.


O JORNAL A UNIÃO, 116 ANOS DE HISTÓRIA E EDUCACIONISTA!
ABRIU AS PORTAS PARA O EURECA!

Rachel Coelho em visita a Secretaria Estadual de Educação e Cultura da Paraíba, foi recebida por Janildes Andrade, assessora de imprensa do Secretário de Educação que estava viajando. Rachel Coelho explicou o que é o MEB e os projetos no Estado da Paraíba. Tudo será colocado no site da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

OS GUERREIROS E RESISTENTES POTIGUARAS

Os índios potiguaras eram os tradicionais habitantes do litoral da Paraíba na época do “ tal descobrimento do Brasil”. Viviam desde o delta do Rio Paraíba até a Baía da Traição e terras para leste subindo o rio Mamanguape até a Serra do Copaoba (região dos atuais municípios de Caiçara, Belém, Serra da Raiz e Pirpirituba) e parte do vizinho estado do Rio Grande do Norte.
Os potiguaras na Paraíba, hoje estão restritos aos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traíção, Litoral Norte do Estado. Segundo a FUNAI são 12 mil pessoas em 26 aldeias.
Os professores Rachel Coelho e Tomaz Passamani visitaram as aldeias potiguaras : Vila Monte-Mor, Caeira, Galego, Forte, Lagoa do Mato, Cumaru, Vila São Miguel, Laranjeiras, Santa Rita, Tracoeira, Akaîutibiró, Jaraguá, mas não conseguiram chegar a aldeia de São Francisco pelas péssimas condições da estrada.
Pegaram de carro a balsa em Cabedelo, cidade portuária da Grande João Pessoa até Lucena. De lá, foram pela BR-101 no sentido Natal, passando pelas cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação até chegar a Baía da Traição.

A Professora Rachel Coelho foi convidada para participar da próxima dança do toré pelo chefe da aldeia Galego e confirmou presença.
Também pintou o símbolo potiguara Paz, Amor e Proteção!

Os potiguaras estão sendo beneficiados com a liberação de R$ 940 mil, uma parceria Governo do Estado e Ministério da Educação, para construção de duas escolas e reforma e ampliação de outras duas unidades.
Na Baía da Traição foi iniciado um projeto que tenta resgatar a cultura indígena dos descendentes dos bravos potiguaras, o projeto coloca alunos em sala de aula para aprender o Tupi Guarani, língua original dos indígenas potiguaras.
120 potiguaras estão sendo capacitados para o Magistério Indígena Potiguara. Também aprendem matemática, sociologia e antropologia. O curso é ministrado na Aldeia Forte, em Baía da Traíção.
O Senador Roberto Cavalcanti pediu ao presidente Lula a inclusão dos índios potiguaras no programa Minha casa, Minha Vida.
“Peço que o Presidente Lula e seu Ministério olhem com atenção para esse grupo social, que é parte de nossa sociedade brasileira, mas do qual freqüentemente nos esquecemos”, disse Cavalcanti.

O senador Cavalvanti se preocupa porque mesmo as 26 aldeias ocupando três municípios : Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação e mesmo que as mesmas sejam terras indígenas e propriedade da União:
... “creio que seria um apego desmedido à norma legal transformar esse fato em impedimento à inclusão do índio no Programa Minha Casa, minha Vida. Os indígenas não têm a escritura de propriedade da terra, pré-requisito básico para o acesso ao financiamento do imóvel, e nem defendo aqui que venham a tê-la. Mas entendo que esse impedimento não pode implicar a exclusão dos povos indígenas, com quem temos uma dívida secular, do Programa”... acrescentou o senador.
Roberto Cavalcanti apontou ainda que é consenso entre técnicos, políticos e sociedade que o mérito mais relevante do Minha Casa, Minha Vida é “tratar de maneira desigual os desiguais”.

domingo, 6 de setembro de 2009

OLIVINA OLÍVIA SERÁ ESCOLA MODELO DO MEB NO PAÍS - JORNAL A UNIÃO - 5 de setembro de 2009

Olivina Olívia será escola modelo do Movimento Educacionista no país . Maria Rachel Coelho concedeu entrevista ao Jornal A UNIÃO, publicada em
5 de setembro de 2009
Foto: Rachel Coelho na redação do Jornal A UNIÃO concedeu entrevista à jornalista Cleane Costa.

A Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha será uma unidade escolar modelo em João Pessoa. Essa pelo menos é a meta do Movimento Educacionista do Brasil - MEB, que adotou a escola como piloto do trabalho que pretende realizar na Paraíba, melhorando desde sua estrutura física até os equipamentos que possam dar suporte à melhoria da qualidade do ensino
A presidente da entidade, professora Maria Rachel Coelho, visitou esta semana a escola, onde proferiu palestra para os alunos sobre os dois princípios básicos que norteiam o MEB: a proteção do meio ambiente e a educação das crianças.
Na Olivina Olívia, a ONG já conta com o projeto Eureca!, um periódico bimestral, que conta com o integral apoio de A União, por meio do seu parque gráfico para impressão do jornal criado e editado por seis alunos do 3º ano. O primeiro número circulou no mês de julho e o segundo número deverá ser impresso até o final deste mês.
O editor-geral de Eureca!, Emanuel Ramalho, disse que o jornal nasceu da necessidade de levar informações para os alunos sobre os acontecimentos da escola e no meio educacional. Segundo ele, esta também é uma forma de incentivar o aluno a se interessar pela busca de mais informações e melhorar seu vocabulário.
MEB
No final do mês de maio, o Movimento Educacionista do Brasil - MEB fundou o Núcleo Educacionista Afonso Pereira na Paraíba, tendo à frente o vice-presidente da entidade, Tomaz Passamani, que é professor de Física da Escola Olivina Olívia.
Em visita à Redação de A União, a presidente do MEB, Maria Rachel Coelho, agradeceu o engajamento da empresa ao projeto, que tem como prioridade promover a cultura e a educação e melhorar a escola brasileira, desde o ensino básico até a universidade.
Para realizar esse trabalho, o MEB conta com cerca de 80 núcleos de discussão e difusão pelo Brasil e pelo mundo, com cerca de 7 mil pessoas cadastradas. Em abril desse ano, a entidade se institucionalizou, se qualificando como uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
A professora Rachel Coelho adiantou que, para realizar o trabalho, a entidade busca parcerias com empresas públicas e privadas, as quais podem contar com o benefício da isenção fiscal. Para ela, a educação é o principal fator de transformação social.

http://www.auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=27785&Itemid=74

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL -MEB - REALIZA EVENTO NA ESCOLA ESTADUAL OLIVINA OLÍVIA EM JOÃO PESSOA - ESCOLA DO PROFESSOR TOMAZ PASSAMANI

Com o auditório da Escola Estadual Olivina Olívia, lotado, a Professora Rachel Coelho, aceitando o convite do Professor João Perônico, novo Educacionista integrante do Núcleo Afonso Pereira, esteve em João Pessoa, quinta-feira, dia 3, emocionada com o crescimento do Movimento na cidade, principalmente dos jovens, graças ao trabalho incansável e apaixonado do Professor Tomaz Passamani.
Compuseram a mesa, além do Professor Tomaz Passamani e de Rachel Coelho, o Professor de educação física, João Perônico; a Professora de Física Conceição; a Professora e Coordenadora Pedagógica do Olivina Olívia, Sofia e o Sub-Oficial Ferreira da Capitania dos Portos da Paraíba.


O Professor Tomaz Passamani explicou aos alunos como se realizará a reforma do Olivina Olívia pelo MEB e como é possível que eles ajudem neste segundo Projeto.

Rachel Coelho parabenizou toda a equipe do Jornal Eureca, primeiro projeto que hoje é realidade: ...”Fiquei emocionada quando recebi a primeira edição, um trabalho de primeira, talvez muitos profissionais especialalizados não o fizessem”... A equipe do Eureca filmou toda a palestra de ontem e também os debates.

Rachel Coelho disse aos 500 alunos do professor João Perônio porque como Professora da área de Direito se engajou nesta luta: ...” Desde o velho testamento as leis tentam corrigir o ser humano, discipliná-lo, fazê-lo ter uma convivência social saudável, e até hoje falham. Porque as leis e as normas de conduta, por melhores que sejam, tentam mudar o ser humano de fora pra dentro, mas só a educação pode mudá-lo de dentro pra fora”...
..." PARABÉNS , TOMAZ, VOCÊ É O GRANDE LÍDER QUE EU TANTO PROCUREI"...
E vamos em frente na reforma do OLIVINA OLÍVIA.