quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MEB - MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL NO RIO GRANDE DO NORTE

MOVIMENTO EDUCACIONISTA DO BRASIL - MEB-
AGORA TAMBÉM NO
ESTADO NO RIO GRANDE DO NORTE

RESUMO BIOGRÁFICO DE NOSSO COORDENADOR:
Modesto Cornélio Batista Neto, 19, é escritor, cronista, poeta e acadêmico do curso de História da UERN e já publicou artigos em vários jornais do Rio Grande do Norte, assumindo inclusive uma coluna (Via Independente) no jornal Cajarana.

Líder, ativista e ideólogo do movimento estudantil há seis anos preside hoje o Centro Acadêmico do curso de História do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão na cidade de Açu/RN.

Modesto Neto é Vice-Presidente da Juventude Socialista do Rio Grande do Norte, respeitado e admirado por amigos, professores, leitores e companheiros de militância política. Como poeta publicou dois livros: Faces de Um Mesmo Ser (2007) e Escritos do Silêncio (2009).

Modesto já está no COEED – Conferência Estadual de Educação do Rio Grande do Norte como delegado, representando o MEB.


Foto: Modesto Batista Neto entregando na Secretaria de Educação do Municipio a Reforma Educacional Raimunda Neci, aprovada no XVI Congresso Nacional da Juventude Socialista do PDT .

Modesto com os alunos em palestra pelo MEB onde falou sobre Ditadura Militar e A Crônica Social .

A próxima ação do MEB/RN será uma palestra com o Professor Joanilson Rêgo em Tibau do Sul/RN.

Para entrar em contato com o MEB/RN fale com o Modesto:

pdt.angicos@hotmail.com
correiopop@hotmail.com

E Vamos em frente!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

PAULO RAMOS APÓIA ÍNDIOS AMEAÇADOS NO RIO

O deputado Paulo Ramos – PDT – RJ - defendeu na TV Alerj, no Programa Alerj debate, nesta segunda ,9, a restauração do Casarão que foi sede do SPI e do Antigo Museu do Índio, na Rua Mata Machado no Maracanã. O espaço que foi doado pelo Príncipe Regente em 1865, teve como condição pesquisas sobre povos originários e suas sementes domesticadas e abrigou boa parte da cultura indígena no Brasil.

O local está ameaçado de demolição para construção de um estacionamento para atender aos jogos olímpicos e a Copa do Mundo.

Paulo Ramos lembrou que Darcy Ribeiro fundou o Museu do Índio em 1952 e o local também foi moradia do Marechal Rondon.
Participaram do programa com o jornalista Renato Auar, o líder Pataxó, kamayurá e a Professora Maria Rachel Coelho.
Kamayurá enfatizou que o Museu do Índio, atualmente em Botafogo, é administrado por não-índios e que não atende as necessidades dos indígenas que moram no Rio.
Também falou que os não-índios não entendem que a terra é sagrada e assim como não se compra e vende o céu, o sol, o mar, as terras são inegociáveis.

Rachel Coelho enfatizou que os índios tem a posse do terreno, e o direito é originário, indisponível, inalienável e imprescritível constitucionalmente, confirmado pelo Supremo Tribunal Federal recentemente no caso Raposa Serra do Sol.

No último bloco do programa, a Professora fez um desabafo sobre as ameaças que todos que estão lutando por essa causa estão sofrendo, principalmente os índios que moram no local.

Vejam os horários de reprise do programa no site da TV Alerj
Ou vejam pela internet :

BLOCO 1
http://www.tvalerj.tv/PlayMediaInPortfolio.do?mediaId=6495

E baixe os Blocos 2 e 3 .

...”Isso é um patrimônio das comunidades Indígenas e de todo povo brasileiro. Só quem não sabe o significado da palavra “referência” pode ter tanta insensibilidade e descompromisso. E não há razão para destruir, é possível conciliar o interesse deles preservando a história dos povos indígenas”...

Deputado Paulo Ramos - PDT

domingo, 1 de novembro de 2009

COMEÇARAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA VESTIBULAR INDÍGENA 2010 - MT


O Processo Seletivo Específico exclusivo para estudantes dos povos indígenas de Mato Grosso, para ingresso em cursos de graduação no período letivo de 2010, abre inscrições no próximo domingo (01). São oferecidas 10 vagas suplementares para o período 2010/1, distribuidas entre os cursos de Administração (três vagas), Ciências Contábeis (duas vagas), Ciências Sociais (duas vagas), Ciências Econômicas (três vagas) ; e 10 vagas para o períodos de 2010/2, nos cursos de Psicologia (três vagas), Serviço Social (três vagas), Comunicação Social (duas vagas) e Geografia (duas vagas), todas no campus de Cuiabá.

As inscrições começam às 08h do dia 01 de novembro e podem ser feitas até as 23h59 do dia 13, no endereço eletrônico www.ufmt.br/vestibular. Além da inscrição, o candidato deverá enviar a Carta de Recomendação devidamente preenchida e assinada pela liderança da Comunidade Indígena a qual pertence até o dia 13 de novembro. A Carta de Recomendação deverá ser enviada por meio de Correspondência Registrada com Aviso de Recebimento ou via Sedex para o endereço da Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares – CEV/UFMT. As inscrições serão feitas somente pela Internet e, aos candidatos que não tiverem acesso, será disponibilizado equipamento, no período de 03 a 13 de novembro, em diversos pontos do Estado. Confira a lista dos locais onde o equipamento estará disponível e outras informações no Edital.

O Processo Seletivo é composto por duas fases: a primeira constituída por prova objetiva e prova de redação, no dia 13 de dezembro; a segunda por prova oral, no período de 08 a 12 de fevereiro de 2010. A divulgação do resultado final será feita até o dia 24 de fevereiro de 2010 e a matrícula dos aprovados na primeira convocação será realizada no dia 03 de março.

Mais informações pelos telefones (65) 3615.8150, 3615.8151 e 3615.8152.
Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=309932

VIÚVA DO PROFESSOR AFONSO PEREIRA LANÇA LIVRO EM SUA HOMENAGEM

A Professora Clemilde Torres Pereira, viúva do educador Afonso Pereira da Silva, que faleceu em junho de 2008,lançou ontem o livro "Ecos da Recordação", assinado pela própria Clemilde e pela também escritora Balila Palmeira.

O lançamento do livro foi no próprio Arquivo Afonso Pereira, no bairro de Jaguaribe, na capital da Paraíba.
A data escolhida foi porque exatamente ontem o educador faria 92 anos de idade.

Clemilde Torres explicou que a publicação é um retrato, um registro com depoimentos, cartas de condolências e notícias publicadas logo após a morte do marido. Durante o evento também foi feita uma homenagem à Escola Municipal Afonso Pereira, inaugurada pelo Prefeito Ricardo Coutinho no início deste ano, no bairro Cidade Verde.

A venda do livro será revertida para a compra de paradidáticos para a escola.

D. Clemilde é membro do MEB - Movimento Educacionista do Brasil e também uma de nossas maiores parceiras.