sábado, 16 de junho de 2018

Acre, 56 anos como estado, 20 anos de progresso!

Foi na histórica Gameleira, às margens do Rio Acre, nesse 15 de junho que, se iniciaram as comemorações do 56º aniversário do Acre como estado federativo. O Governador, Tião Viana, aproveitou para enaltecer que este é um momento de visitar nosso passado, levá-lo  para o futuro e celebrar as conquistas de seu governo, que chega este ano ao fim com feitos como o crescimento do PIB, a redução do desmatamento e avanços significativos na educação e produção agroindustrial.


Tião Viana e Nazareth Araújo prestigiaram a troca da bandeira na Gameleira 
             Crédito Foto: Gleilson Miranda/Secom



Isso é ser  Educacionista!

O governador declarou que vai acabar com o analfabetismo no Acre. “Vamos poder dizer que o Acre é o primeiro estado do Brasil que ficou livre do analfabetismo. É uma dívida histórica com a nossa população que iremos pagar”.

Tião Viana criou o programa Quero Ler, que até o momento já atingiu 50 mil jovens e adultos e tem a meta de chegar a 60 mil alunos alfabetizados até o fim de 2018.


Um programa  executado pela Secretaria de Educação e Esporte (SEE), com um investimento de R$ 42 milhões e apoio do Banco Mundial.

Os acreanos também contam com escolas em tempo integral. São investimentos na ordem de R$ 21 milhões para que os colégios Armando Nogueira, Sebastião Pedroza, Boa União, Humberto Soares e José Ribamar Batista (Ejorb) funcionem em tempo integral.

Como resultado, o Acre teve excelemtes  índices na educação segundo o Ideb, que o levaram das últimas posições do ranking para as primeiras. Essa conquista é fruto de um trabalho dedicado iniciado há 20 anos.

Segundo o último levantamento do Ideb, o estado está em segundo lugar com o melhor desempenho no Ensino Fundamental I e em primeiro no ranking da Região Norte com o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.



O Acre ganhou também o Centro de Estudo de Línguas (CEL), o Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie) e o Instituto de Ciências, Matemática e Filosofia. Todos já atenderam milhares de jovens. 

Nenhum comentário: