Nesta sexta-feira (23/11), às 10h30 e 15h30, será ministrada a aula inaugural do projeto Educação para o Consumo Sustentável. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ). O objetivo é apresentar à comunidade escolar propostas para construção de novos rumos para o desenvolvimento sustentável, por meio de ações de produção e consumo sustentáveis.
Foto: Fernando Rocha/Faetec
Professora de Direito Maria Rachel Coelho Pereira que é a responsável pela "Educação para o Consumo no Procon/RJ, durante Aula Magna realizada no Teatro do Cetep Quintino
O encontro contará com a participação do presidente do Procon-RJ, José Bonifácio, do diretor jurídico da autarquia, procurador Carlos Edison, e do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Morishita.
O projeto conceitua como consumo sustentável o uso dos recursos naturais de forma a garantir qualidade de vida para a geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Os temas abordados serão: educação para o consumo sustentável, agenda ambiental na administração pública varejo e consumo sustentáveis, compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de resíduos sólidos.
A ideia é que a aula inaugural seja o primeiro passo para o início do projeto, que tem previsão para entrar em vigor no ano que vem. Na prática, todos os alunos do Ensino Fundamental da Rede Faetec teriam acesso ao Educação para o Consumo Sustentável, com conteúdo incluído na grade curricular.
Meio Ambiente em pauta na Rede
Unidades de ensino da Faetec têm se destacado em iniciativas de cuidado com o meio ambiente. São projetos desenvolvidos com o apoio de coordenadores e professores que ganham (e protegem a) vida através de ações como: coleta seletiva, reciclagem de óleo de cozinha, plantio de espécies nativas de Mata Atlântica.
Em diversas escolas da Rede, equipes pedagógicas investem na abordagem de questões ambientais dentro e fora de sala de aula. O grande desafio é educar para uma mudança de postura que sirva como modelo e gere impactos positivos na sociedade. O exemplo já começa pelo mérito ambiental conquistado pela própria Casa. No ano passado a Faetec tornou-se a primeira escola técnica do Brasil neutra em carbono.
O programa de combate ao aquecimento global “Faetec Neutra em Carbono” foi desenvolvido no Campus Quintino, Zona Norte do Rio. O processo de neutralização contou com a plantação de 2,6 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Segundo a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Prima Mata Atlântica, o total de espécies cultivadas “sequestram” 520 toneladas de gás carbônico (CO2) emitidos em um ano de funcionamento de toda a área, que possui uma comunidade de aproximadamente 15 mil pessoas circulantes ao dia, entre alunos, servidores, prestadores de serviços e comunidade do entorno.
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/noticias/3596-faetec-lanca-projeto-educacao-para-o-consumo-sustentavel-em-parceria-com-procon-rj
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/noticias/3596-faetec-lanca-projeto-educacao-para-o-consumo-sustentavel-em-parceria-com-procon-rj
Nenhum comentário:
Postar um comentário