terça-feira, 25 de setembro de 2012

Maria Rachel Coelho ministra palestra na FAETEC anunciando parceria com PROCON

 
 
 
 
 
Almoço com Presidente do Procon/RJ, José Bonifácio F. Novellino e diretores da Faetec, oportunidade em que firmamos termo de parceria para Educação para o Consumo Sustentável, que consiste em aulas em EAD para as 200 unidades da rede. Na foto também a Professora Marcia Saraça Barreto Vianna.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Fórum discute destino do Antigo Museu do Índio no Maracanã

Peço desculpas pela tremedeira do vídeo mas ainda estou me acostumando com a nova máquina, além do mais, o importante é o conteúdo, então, vale a pena ver, nossa maior referência nos dias de hoje na causa indígena no Brasil e no mundo, Mércio Gomes fala o que pensa sobre o Antigo Museu do Índio do Maracanã! O antropólogo e ex-Presidente da FUNAI Mércio Gomes participou do Fórum sobre Patrimônio Indígena do Rio de Janeiro. Defendeu e falou sobre a importância de se preservar o Antigo Museu do Índio do Maracanã. O Professor ainda se refere ao terreno como "sagrado". Mércio lembra também que foi o Rio de Janeiro que elegeu o primeiro indígena no Brasil, Mario Juruna (PDT/RJ). Do seu lado esquerdo, Arão Providência e no direito, o vereador Reimont (PT/RJ) e o Defensor Público da União André Ordacgy. Mércio traz o argumento cultural e antropológico de que a presença de um Museu ou Centro Cultural Indígena ao lado do Estádio vai embelezar os eventos e os estrangeiros. Finalmente, pede que os espíritos de Mario Juruna, Rondon e Darcy Ribeiro nos ajudem nessa luta.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Intelectuais, políticos, juristas e indígenas juntos para salvar o Antigo Museu do Índio do Maracanã

Ocorreu ontem, 17 de setembro na Câmara Municipal do Rio de Janeiro,  um Fórum sobre o Patrimônio Indígena do Rio de Janeiro. O Encontro foi organizado como última tentativa para salvar o Antigo Museu do Índio, situado à Rua Mata Machado, em frente ao estádio do Maracanã.

Agora a esperança é que se consiga o tombamento pelo Município, já que, embora com pareceres favoráveis, o IPHAN e o INEPAC não o procederam.

O Fórum  foi uma iniciativa do Vereador do PT/RJ Reimont e contou com a presença do antropólogo Mércio Gomes, do antropólogo Douglas Carrara, da Biblioteca Chico Mendes, dentre outros ilustres e grandes guerreiros que efetivamente moram no espaço para protegê-lo.

Também participou do debate o Defensor Público da União André Ordacgy, que vem desde contato feito pela Professora Maria Rachel Coelho em agosto de 2010, tentando salvar o espaço através de diversas medidas legais, vide:

 
 
Durante toda a tarde o debate emocionou a todos que não se conformam com a atitude do governador Sergio Cabral que já assumiu estar em processo de negociação do terreno "por ordem da FIFA".

ESTE ESPAÇO É HISTÓRICO E ÚNICO MOMENTO VIVO DE NOSSOS ANTEPASSADOS ENTERRADOS EM TODO CONCRETO DO RIO DE JANEIRO!

 

 Maria Rachel Coelho com o antropólogo Douglas Carrara e o vereador Reimont do PT/RJ


Carolina de Jesus escolhida por aclamação por todo auditório lotado emocionou a todos com seu sangue potiguara!


A Mãe da Professora Maria Rachel Coelho, Janette Jane, em prantos. Foi um dia emocionante! E porque não uma forma de homenagem a Darcy Ribeiro que completaria 90 anos no próximo mês de outubro. Afinal foi ele quem "meteu o pé na porta" e disse: agora aqui será O Museu do Índio!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Assistam a Primeira Palestra da Professora Maria Rachel Coelho na ABL



Assistam a Palestra da Professora Maria Rachel Coelho sobre Consumo Sustentável no Seminário Brasil, brasis: Defesa do consumidor sob a coordenação do acadêmico Domício Proença Filho.
Palestrantes: Maria Rachel Coelho, Maria Inês Dolci e José Bonifácio Ferreira Novellino
Data do Evento: 30/8/2012

domingo, 2 de setembro de 2012

Maria Rachel Coelho na Academia Brasileira de Letras

Me sinto muito honrada por ter sido convidada pela Assessora Cultural da Academia Brasileira de Letras, Marta Klagsbrunn, no dia 12 de Julho de 2012 e mais ainda por ela ter aceito a minha sugestão de convidar também o Presidente do PROCON-RJ, José Bonifácio Ferreira Novellino, para participar do Seminário Brasil, Brasis.

Este evento acontece toda quinta-feira no Teatro R. Magalhães Jr., sob a coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário da ABL, Domicio Proença Filho. Na última semana, Maria Inês Dolci da PROTESTE também esteve presente no Seminário.

É com muita alegria que informo que permaneço na Academia, agora no Ciclo José de Alencar, com a próxima palestra já marcada para o dia 31 de outubro.


 Na foto: Presidente do Procon/RJ, José Bonifácio F. Novellino; Dra. Maria Inês Dolci e ao meu lado o Coordenador do Seminário Brasil, Brasis, o acadêmico e Primeiro-Secretário da ABL, Domício Proença Filho.


   Com Minha mãe Janette Jane



Assim comecei minha palestra:

"Confesso que me dá certo tremor d'alma o pensamento inevitável de que, com uns meses, uns anos mais, algum sucessor meu, também vergando nossa veste talar, aqui estará, hirto, no cumprimento do mesmo rito para me recordar. Vendo projetivamente a fila infindável deles, que se sucederão, me louvando, até o fim do mundo, antecipo aqui meu agradecimento a todos. Muito obrigado.

Estou certo de que alguém, neste resto de século, falará de mim, lendo uma página, página e meia. Os seguintes menos e menos. Só espero que nenhum falte ao sacro dever de enunciar meu nome. Nisto consistirá minha imortalidade"

Darcy Ribeiro em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras



Esse beijo é para todos aqueles que me seguem e torcem pelo meu sucesso! Espero vocês no dia 31 de outubro!