sábado, 18 de agosto de 2012

Kuarup 2012


Chegada ao Posto Leonardo. Dia 12/08/2012


Em cima do Caminhão da FUNAI com os netos de Sapaim Kamayurá!


Maria Rachel Coelho na Aldeia Yawalapiti, no Parque Indígena do Xingu!


Símbolo do Alto Xingu, mãos pintadas de jenipapo! #Pare Belo Monte!


Não sei se fui eu quem entrou na vida dos índios ou eles que entraram na minha... Só sei que essa afinidade se torna cada vez mais intensa! Já é minha vida! #Kuarup 2012 é DARCY RIBEIRO!


Começou dia 14 de agosto, oficialmente, o Kuarup 2012, na Aldeia Yawalapiti. Os homens dançaram o dia inteiro e em pares entravam em cada oca, tocando suas flautas mágicas com o ritmo do Kuarup. Mais tarde teve a dança do Kuarup. Äs 3 horas da manhã os homens voltaram a dançar e cantar e acordaram a Aldeia para acompanharmos a pescaria.


 A Dança do Kuarup, que se repete todo fim de tarde na Aldeia até a cerimônia no dia 17 de agosto.


Com o Cacique Aritana Yawalapiti!


Navegando pelo Rio Xingu!


No meu sagrado Rio Xingu!


A família do Professor Darcy Ribeiro começou a chegar na Aldeia no dia 16 de agosto, acompanhando assim a segunda dança do Kuarup. Na foto com Paulo Ribeiro, seu sobrinho e sua mãe Jacy Ribeiro (mãe de Paulo), além das irmãs Mônica e Patrícia. A Ministra Ana de Holanda confirmou presença. Já a Marta Medeiros sequer atendeu ao convite... #decepção Mas nada vai estragar essa homenagem que está tão linda. Também na foto, ao lado de Paulo Ribeiro, minha grande amiga, Ana Rondon .


Com Rodrigo Ribeiro, sobrinho de Darcy Ribeiro, o único que desfilou comigo na Mangueira em 2009, quando a Escola homenageou Darcy e seu livro O Povo Brasileiro! Quem diria que iríamos nos encontrar aqui no Kuarup!


Até a Flor, sobrinha-neta mais nova de Darcy veio ao Kuarup. Na foto, no colo do papai, Paulo Ribeiro.


Ministra Ana de Hollanda cumpriu e veio, e o único senador presente na homenagem ä Darcy Ribeiro, Rodrigo Rollemberg, que recebeu um manifesto dos índios e prometeu ler da Tribuna do Senado assim que voltar à Brasília. Na foto também Paulo Ribeiro, sobrinho de Darcy e o Governador do MT, Silval Barbosa. 18/08/2012


Mais uma foto para vocês. Nesse momento todos os familiares de Darcy Ribeiro estão sendo pintados para a cerimônia de mais tarde quando choramos a morte do homenageado por toda a noite! (dia 18 de agosto de 2012)


Aí está o tronco de DARCY RIBEIRO! Neste dia choramos a noite inteira mas na manhã seguinte depois da luta dos guerreiros, a chamada Huka-huka, lançamos o tronco no rio e daí pra frente só alegria e saudade boa. DESCULPEM-ME, ESTOU MUITO EMOCIONADA! DE TODAS AS HOMENAGENS, SEM DÚVIDA, ESSA FOI A QUE ELE MAIS GOSTOU! Para quem conheceu Darcy, sabe a importância dessa homenagem! POSSO SENTI-LO AQUI! É DARCY RIBEIRO! 18/08/2012


 Maria Rachel Coelho com Tina, a menina mais bela da Aldeia Yawalapiti!


Com Darcy Ribeiro no peito, no coração e nas atitudes diárias! Kuarup 2012! DARCY RIBEIRO!


Ter que voltar do Xingu é sentir a mesma sensação do Kuarup: o Rio só leva o tronco, mas a "alma fica" ! É tão difícil voltar... É como sair do paraíso e pousar "num cemitério de vivos" cheio de prédios, barulhos, uma loucura doentia!  KUARUP 2000 E 12! DARCY RIBEIRO!

Vídeos:

O que é o Kuarup?
http://www.youtube.com/watch?v=jPYW75dx3F0&feature=youtu.be
O que é o Ritualdo Kuarup – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=WbvDrQfPHlM&feature=youtu.be

O Ritual da arranhadura
http://www.youtube.com/watch?v=VR0RtY3lDjY&feature=youtu.be

Momento sagrado do Kuarup 2012 em homenagem a Darcy Ribeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=K4Tm8_9FUIg&feature=channel&list=UL
Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=u9j7Ln0n84w&feature=youtu.be
A dança do Kuarup
http://www.youtube.com/watch?v=cXXaJfH5ngc&feature=channel&list=UL
Vista aérea do Parque Indígena do Xingu:
http://www.youtube.com/watch?v=C-nYoEFIugE&feature=channel&list=UL

Nenhum comentário: