segunda-feira, 29 de março de 2021

Transição: Emergência Espiritual

 Por *Arleir Francisco Bellieny 



Pensadores e pesquisadores de todo o Planeta, têm-se mostrado surpresos com as rápidas mudanças dos acontecimentos nas mais diferentes áreas do conhecimento, do saber e do comportamento humano. A humanidade encontra-se na interface entre um ciclo que está terminando (de expiação e provas) e outro que se inicia (regeneração), e essa aparente descontinuidade cede espaço para novos comportamentos a serem adquiridos, vicejando novas conquistas do Ser espiritual. Efetivamente, devemos considerar que ao longo das experiências reencarnatórias, o espírito experimenta situações bastante diferenciadas. Em algumas realiza mudanças e em outras, promove transições. A mudança é um evento que pode ser rápido, externo e centrado no resultado. Enquanto a transição é um processo gradativo, lento, centrado na conquista espiritual. Em síntese; a mudança é uma alteração das situações externas, enquanto a transição é a reorientação psicológica como resposta à mudança. Parece que os mestres e benfeitores espirituais, esperam dos espíritos em experiências reencarnatórias, uma reorientação da psique com ênfase na transformação moral do ser espiritual. 
O Espírito Bezerra de Menezes (1) afirma que ..."Contribuindo na grande obra de regeneração da humanidade, espíritos de outra dimensão estão mergulhando nas sombras terrestres, a fim de que, ao lado dos nobres missionários do amor e da caridade, da inteligência e do sentimento, que protegem os seres terrestres, possam modificar as paisagens aflitivas, facultando o estabelecimento do Reino de Deus nos corações…”.
Isso nos faz crer que a mudança na psicosfera do planeta se dará pela harmonia entre os grandes guias espirituais da Terra, independentemente dos rótulos religiosos a quem se possa atribuir. Podemos entender que, de fato, ninguém está só para promover a transição que se fizer necessária para continuar merecendo a hospedagem no Planeta Terra, casa-escola temporária.
Através dos séculos, de mergulho em mergulho no círculo das vivências na reencarnação, os espíritos receberam todo o instrumental e supervisão, necessários a execução do projeto de transformação moral, porém faz-se mister enfatizar que a responsabilidade é individual, por uma razão simples e lógica: na medida em que é necessário prestar contas ao erário cósmico dos equívocos para o devido ressarcimento, também há recompensas pelas conquistas, modificando o status espiritual seguido de acréscimos pela misericórdia Divina. Na citação do Dr. Bezerra de Menezes fica claro e inteligível que haja um número de pessoas, bem maior do que se pode imaginar, que já se encontram preparadas para a grande transição. São elas que fortalecem e incentivam ao trabalho diuturno na superação terrena, dando exemplos com seus atos de desapego e benevolência exercendo o perdão e o autoperdão, amando e servindo sempre segundo os preceitos da fraternidade estabelecida no código universal dos Evangelhos. Cabe, portanto, aproveitando a oportunidade da reflexão, examinar nos escaninhos da consciência, o comportamento como cidadãos do mundo diante da urgência, e porque não admitir, da emergência espiritual que todos se encontram, respondendo as questões: E quanto a mim? Estou fazendo a minha parte? Já estabeleci o Reino de Deus no meu coração? 


*Psicólogo Clínico, Expositor Espírita Internacional,  Membro Fundador da AME-RIO e AME INTERNACIONAL (Associação Médico Espírita do Rio de Janeiro e Associação Médico Espírita Internacional), Hipnoterapeuta - Membro fundador, Diretor de Editorial e Marketing e Terapeuta Credenciado pela Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP) Campinas SP/1994/5/6/7, Advanced Training in Ericsonian Hypnotherapy in Brazil – Hypnosis In Time-limited Therapy III – Milton Ericson Foundation in Phoenix Arizona U.S.A, ministrado no Brasil por Dr Jefrey Zeig, Supervisor no CESM(centro de estudos de saúde mental) do Hospital Psiquiátrico Pedro de Alcântara (Rio de Janeiro desde 2016) Conferencista internacional e articulista em jornais, revistas, blogs e YouTube.

Referência Bibliográfica 
(1) Menezes, Bezerra de - Transição Planetária, 1ª edição – editora LEAL , 2010. Esp. Manoel Philomeno de Miranda - Médium Divaldo Franco.

Nenhum comentário: