quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ciclo de Debates sobre o Educacionismo




Com uma divulgação de apenas um dia, já que a palestra foi organizada na tarde do último sábado, a Professora Maria Rachel Coelho Pereira começou hoje um Ciclo de Debates por todas as Unidades da Universidade Estácio de Sá sobre o EDUCACIONISMO.


A palestra começou com um apelo de mobilização para que a lei do Piso Salarial seja respeitada e os direitos dos professores garantidos. ..."Os governadores dos três Estados mais ricos do país: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo estão ameaçando ir ao Supremo questionar sua inconstitucionalidade"...
...”Não podemos permitir um retrocesso nessa difícil vitória que Cristovam Buarque conseguiu depois de tantos anos de luta”...

Depois, a tarde de muita chuva foi só de brinquedos doados e duas horas e meia sobre o que vem a ser a concepção Educacionista:

...“nosso grande desafio é conscientizar o pobre da importância da educação . Que ele tenha inveja da escola do rico e não dos carros importados que transitam na ruas. E também conscientizar o rico de que essa equivalêcia é necessária. A educação de qualidade para todos é o verdadeiro instrumento de transformação social. Essa é nossa proposta para o futuro do Brasil. Esse é o sonho do Educacionista. Antes o desafio era tomar o capital do capitalista e dar para o trabalhador. Agora, o principal desafio é pegar o filho do trabalhador e colocar na escola do filho do rico. Só que o trabalhador antes tinha a consciência de pegar o capital do capitalista. Mas hoje, o pobre não tem a ânsia de colocar o filho na escola do rico”...


Maria Rachel abordou o Projeto de Lei do Senador Cristovam Buarque de Federalizar a educação, citou Municípios ricos, como Niterói que só tem 53 escolas. Mas que são poucos os auto-suficientes, e que desta forma a qualidade do ensino não pode ser igual. Assim como a Lei de Responsabilidade Educacional também da autoria de Cristovam, que já foi aprovada na Comissão de Educação e seguiu para a Comissão de Assuntos Econômicos.

Que a definição das metas ficariam por conta do Ministério da Educação para cada cidade, porque a meta não pode ser una. E que também os candidatos a prefeito seriam obrigados a dizer quais suas metas para que o eleitor possa escolher a mais audaciosa.

Em determinado momento mencionou algumas mudanças estruturais que o reitor Cristovam Buarque realizou na UnB como uma verdadeira revolução da teleinformática, assim como alguns de seus programas premiados internacionalmente, enquanto governou Brasília, como o “Bolsa-Escola”, “Em Vez de Esmola, Dê cidadania”, “Informática Educativa”, “Escola Digital”.

Maria Rachel enfatizou que não estava fazendo campanha política, até porque Cristovam não é candidato a nada. Ele quer provar que O SONHO É POSSÍVEL pois ele atingiu escolarização acima de 99% das crianças, um recorde até hoje não atingido por nenhum Estado Brasileiro e que se compara aos países mais desenvolvidos do mundo.
Ao final houve um debate. Não resistindo à tentação, alguns participantes acompanharam a Professora num abrigo para entrega dos brinquedos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Rachel
Você é a alma desse Movimento.
E estou estarei sempre ao seu lado, para qualquer circunstância.
Conte comigo, porque em você todos nós acreditamos.
Tarcísio
seu coordenador de sempre

Anônimo disse...

Acho muito difícil conscientizar os brasileiros, embora eu também acredite que o caminho é a educação.
O povo ainda não tem essa maturidade.

Claudia Lima