terça-feira, 21 de julho de 2009

TERMINA O 51o CONUNE

Terminou neste domingo, 19, o maior evento de estudantes do Brasil, o 51° Congresso da União Nacional dos Estudantes,que reuniu cerca de 10 mil universitários em Brasília.
O MEB – Movimento Educacionista do Brasil, que agora conta com um Núcleo no Distrito Federal e Entorno, sob a coordenação de Rafael Seabra, e com o apoio da Juventude Socialista do PDT, aproveitou o Congresso para divulgar e esclarecer as diferenças entre Educacionismo-Mebiano e Educacionismo-Senado.
Com debates profundos sobre os excluídos, um novo marco regulatório do petróleo, soberania nacional etc o maior celeiro de militantes e lideranças de correntes de pensamento do Brasil se despediram satisfeitos com uma juventude que não está inerte.

Domingo, também foi eleita a nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) para o biênio 2009-2011. A eleição foi no Ginásio Nilson Nelson.
O novo presidente da entidade é o paulista Augusto Chagas, de 27 anos, estudante do primeiro período do curso de Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (USP). Como ocorreu nos últimos anos, a chapa vencedora é ligada ao PCdoB.
Oito chapas disputaram a eleição. A aliança que elegeu Chagas, contou com o suporte da União da Juventude Socialista (UJS, braço estudantil do PCdoB), do PSB, da JS, Juventude Socialista do PDT, PMDB e do Partido Pátria Livre (PPL, antigo MR-8). O PT, no entanto, entrou rachado na discussão em quatro movimentos: Mudança, Reconquistar a UNE, Quizomba e CNB. Apenas uma parcela dos seus membros apoiou Chagas.
Chagas prometeu aumentar a presença da entidade em questões nacionais, e pela mobilização em torno da aprovação, no Congresso, do projeto de reforma universitária apresentado em maio ao Parlamento. O texto prevê a implementação de um auxílio estudantil de cerca de três quintos do salário mínimo vigente para todos os estudantes carentes, de universidades públicas e privadas.
Outra batalha para Augusto Chagas é o benefício da meia entrada que segundo ele foi desvirtuado. Segundo Chagas, esse benefício, originalmente destinado aos estudantes, desvirtuou-se. Ele também é contrário à proposta do meio artístico de estabelecer cotas para a meia-entrada.
-Tivemos um retrocesso grande nos últimos anos e temos de restringir esse benefício apenas aos estudantes, disse Chagas.

Um comentário:

Michelle disse...

Olá professora,
Sou repórter da Rádio CBN e estou tentando um contato com a senhora para a uma entrevista
Se puder, me retorne, por favor: michelle@cbn.com.br / (11) 9951-0660