terça-feira, 25 de agosto de 2009

COMEÇA O MAIOR FESTIVAL DE CIRANDAS DO BRASIL

Manacapuru é um Município do Amazonas banhado pelos rios Solimões, Purus, Manacapuru e Jará.
Manacapuru, palavra indígena, forma-se de Manacá e Puru. A primeira vem de uma planta brasileira e, em tupi, significa Flor. A segunda, puru, da mesma origem, quer dizer, enfeitado. Em função disso, Manacapuru, na língua indígena tupi, quer dizer “Flor Matizada”.
Foto: Balneário do Miriti

A cidade de Manacapuru está situada à margem esquerda do Rio Solimões, na confluência deste com a foz do Rio Manacapuru, a sudoeste de Manaus. Distante de Manaus 88 km por via fluvial e mais 86 km por rodovia.

Os muras descendentes das tribos Tupi, aos poucos foram tendo sua população reduzida, devido aos ardorosos combates travados com as expedições portuguesas. Este fato aliado a outros, levaram o grupo a migrar. Passaram por localidades como Conceição e Pesqueiro, até se estabelecerem na Feitoria de Pesca, localizada no Rio Manacapuru. Ali não ficaram muito tempo e foram obrigados a subir até a foz do lago Manacapuru, à 14 léguas da foz do Rio Solimões.

Foto: Café da manhã na margem do Rio Solimões






Vídeo: Vejam um pouco do Ensaio da Flor Matizada no último domingo.

O Festival de Ciranda de Manacapuru é promovido pelas Cirandas Grêmio Recreativo Flor Matizada, Associação Folclórica Unidos dos Bairros – Tradicional, e Grupo Recreativo e Folclórico Guerreiros Mura com o apoio da Prefeitura de Manacapuru e Governo do Estado do Amazonas. O Festival começa essa semana nos dias 29, 30 e 31 de agosto.

Ciranda é um complexo folclórico, com uma unidade perfeita e definida, formado de aglomerado de cantigas, algumas já tradicionais do Brasil e em Portugal. Em Manacapuru, apresentou-se pela primeira vez no ano de 1980, dançada por um grupo de crianças numa festa junina do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, com aceitação glamorosa do público presente. Com o tempo foram surgindo grupos de Cirandas que foram se profissionalizando E, para homenagear as Cirandas de Manacapuru foi construído um “Cirandódromo”, no “Parque do Ingá”. Hoje a ciranda está mais dinâmica, adaptou-se aos novos tempos, buscando mostrar através da manifestação popular a história de seu povo, sua origem e lendas, com novas músicas e ritmos, com indumentárias características ao tema desenvolvido a cada festival, e alegorias, com seu bailado cadenciado, transformou-se em paixão de um povo, e procura ultrapassar a barreira do regionalismo mostrando ao mundo sua força e sua arte.
Mais um vídeo com ensaio da Matizada em:

2 comentários:

Unknown disse...

Oiie....amei essa matéria...as cirandas de Manacapuru se esforçam todos os anos para receber e agradar a nossos visitantes....
Eu sou moradora de Manacapuru e dança na ciranda Guerreiros Mura,na qual o tema esse ano é: MANAUS....a magnifica cidade.....
Contamos com a presença de vocês esse ano..aqui em nosso galpão.....
E para encerar o comentário: A letra de uma das músicas desse ano:

" É sensacional! Minha manaus...capital do amazonas.
Cheia de encantos é a cidade que se sonha...homem branco aqui passou e assim iniciou um proceso que mudou nossa hístória...
O sangue dos teus filhos o abençoaram, no solo cavou suas raizes....porta de entrada para a biodiversidade...nesse solo caboclo, quebra de entrada universidade federal....desse Brasil tão bom e magistral..
Com a ciranda Guerreiros mura não a distancia para esse amor...se a saudade me aperta..a ponte cortara essa dor...Remexe com a minha ciranda..é floclore, é amor.
Com magia...alegria...é ciranda...o show começou."

Unknown disse...

COMO CIDADÃO DE MANACAPURU,VENHO ATRAVÉS DESSE COMENTÁRIO,AGRADECER HA VC MARIA ROCHEL COELHO,PELO MOVIMENTO QUE VC FEZ SOBRE O ESPETÁCULO DE CIRANDAS DO MUNICÍPIO DE MANACAPURU,E DIZER QUE ESSE ANO DE 2013,ACONTECERÁ O MAIOR E MAS BELO FESTIVAL DE TODOS OS TEMPOS,ALGO NOVO ENTRARÁ NA ARENA COM AS TRÊS AGREMIAÇÕES,PRINCIPALMENTE COM A CIRANDA FLOR MATIZADA, COM O TEMA "UM CANTO DA ÁFRICA NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA". COMO TORCEDOR FANÁTICO POR ESSA CIRANDA (FLOR MATIZADA) CONVIDO A TODOS A PRESTIAGEREM ESSE FESTIVAL QUE ACONTECERÁ NO DIA 30 DE AGOSTO,ABRINDO E CERTAMENTE FECHANDO O FESTIVAL,POR QUÊ,NÃO TEM PRA NINGUÉM A CIRANDA FLOR MATIZADA LEVARÁ O BI-CAMPEONATO,E MOSTRARÁ O QUE É REALMENTE A CIRANDA TEM A MOSTRAR PARA TODOS. DESDE JÁ AGUARDEMOS A PRESENÇA DE TODOS.