domingo, 9 de agosto de 2009

HOMENAGEM AO MEU PAI



Pai
Estou fazendo um DVD
Tentando perenizá-lo
No vídeo guardá-lo
Suas formas, seu jeito
De falar e de andar
Seu sorriso,seu carinho
Tento agarrar

É possível guardar até sua voz
Algumas de suas histórias
Mas não é possível guardar quase nada

Como guardar um abraço?
Um beijo?
Uma brincadeira no sofá?
Como abraçar uma fita?

Temia tanto sua falta
A falta de sua voz, do abraço, do seu jeito
E aconteceu
Te vi morto, frio, em silêncio
Nem mais um abraço
Nem mais uma pergunta
A audiência da vida acabou,
Só me restou assinar a ata
Nem deu tempo para um aparte
Nem pra consignar nada
E eu perdi você
A morte não negocia
Não me permitiu um atraso
Não me deu mais um dia
E nem dá pra recorrer

Fiquei só
Do único homem que amei
Nem deu tempo pra dizer adeus
Morte desgraçada
Que não agenda nada
Não adia, não avisa
Leva sempre a pessoa errada
E não adianta tentar guardar
Um pouco de você
No bolso,
No armário
Na urna,
Na foto,
No vídeo
Ou em DVD
Não se consegue guardar nada
Não dá pra guardar um abraço
Um sorriso, uma opinião
Sobre um fato novo da vida

Pai
Não dá pra guardar fotos
As coisas fogem das mãos
O tempo escorre
Tudo passa, tudo envelhece
E eu me iludo
Que você se pereniza em mim
No que me ensinou
Nos momentos que vivemos
Na minha própria carne
Nas doenças herdadas
Na forma do corpo
Nos vícios recebidos no convívio
Nos valores, nas idéias...
Tudo isso guardo de você em meu peito
Mas não tem jeito
O meu pai
Que é um pouco de mim
Envelheceu e passou...

Como isso dói
Fiquei só, de você
E o que guardo é tão pouco,
Míseras migalhas
Quase nada
Porque tudo isso é nada
Fitas de vídeo, fotos, cartas
Nada substitui o prazer
Do teu olhar, teu suspiro
Tua voz amiga
Tua vida, tua existência
Tua presença ao meu lado
Pai
Nada substitui você!

11 comentários:

Theresa Ribeiro disse...

Oi! Minha querida Raquel;

Que homenagem linda essa que você está prestando ao se pai!

É emocionante!
Aonde ele está, se orgulha muito dessa filha guerreira, cheia de esperanças num futuro melhor.
E, que vai a luta por conta de um sonho .
Ele, com certeza esta torcendo por você e te protegendo.
Posso até vislumbrar um grande sorriso em seus lábios.
De lá elê diz:
-Olha só a menina !....Ela é minha filha !...

Um grande beijo desta amiga que também , se orgulha muito de tua amizade, do teu trabalho e do teu ideal.
Theresa

Henrique Sergio Silva disse...

Ilma. Profa. Dra. Maria Raquel,

quero parabeniza-la pelo video e palavras de bela homenagem que você prestou ao seu pai.
Mas, que legal que você teve esse ttempo e oportunidade para proudzir momentos tão bonitos. Guarde consigo as boas lembranças que a senhora tem dele, sem pensar apenas naquilo que poderia ter feito e não fez.
A vida foi o suficiente para ele cumprir sua caminhada, até onde Deus permitiu.
Gostei ainda mais em vê-los botafoguenses.

Henrique Sergio - João Pessoa - Paraíba

Prof Alberto Martins disse...

Que lindo!
Pensei até em dividir essas palavras para homenagear o meu tambem...
Muitos dos sentimentos de filhos para os pais se expressam em muito com suas palavras!
Obrigada por ter mandado.
abraço

Alberto Martins - Indaiatuba - SP

Angelo Fonseca disse...

Parabéns a voce também pois és pai e mãe.
Angelo Fonseca
Cruzada São Sebastião

Cristina disse...

Lindo poema. E espero que aqueles que ainda tem seus pais possam avaliar o quanto é importante abraçar e dizer a seus pais eu te amo.
Abraços,
Cristina Da Rosa

Beth Brum disse...

Rachel
que lindo me lembrei muito do meu pai que foi além de pai bábá
dos meus filhos ,boy do meu consultório, dentista,motorista etc etc
que saudades
bjs
Beth

Marcelo Teixeira disse...

Senti no seu texto a dor que temos em comum: o Dia dos Pais sem eles.

Espero que o seu domingo tenha sido - na medida do possível - um bom domingo. Espero que você tenha curtido bastante a sua mãe, que sente falta dele da mesma forma que você.

Fique com Deus.

Beijos,

Marcelo Teixeira

Alexandre Faria & Advogados
Tel: (21) 3285-5440
Fax: (21) 4063-6301 Ramal 1818

http://www.alexandrefaria.adv.br

Ana Cristina disse...

Querida Prof. Raquel

Que linda homenagem para o seu pai. Tenho certeza que aonde ele estiver está muito feliz pela filha especial que ele tem.

Um grande beijo.

Sua Aluna Ana Cristina (Pós Civil e Processo Civl Tom Jobim Sábado).

Wilson Camelo disse...

Muito lindo Rachel!!! meus sentimentos.

bjs...

Wilson Camelo

Paulo Patricio disse...

Srª. Profesora:
Parabéns pela filha e mullher guerreira voltada aos ideais populares.
Pense na política como meio de visibilizar seus projetos, pois só lá terá instrumento e arma para coloca-lo em prática.

Paulo Patricio
Estácio Menezes Cortês- Centro.

Severino Ferreira de Lima Filho disse...

QUERIDA PROFESSORA, A MATÉRIA QUE ENVOLVE O SER HUMANO E LHE DÁ FORMA É FINITA, MAS A LEMBRANÇA DO SEU HERÓI( PAI)
SERÁ SEMPRE ETERNA E JAMAIS MORRERÁ.
ESTAREI SEMPRE A SEU LADO E SAIBA QUE A SUA FORÇA PELA VIDA, DÁ FORÇAS A QUEM MUITAS VEZES NÃO ENCONTRA FORÇAS PARA LUTAR NESSE MUNDO TÃO DESIGUAL.
LUTE! LUTE! LUTE SEMPRE!
POIS A SUA LUTA DÁ ALEGRIA A MUITA GENTE

UM GRANDE ABRAÇO ILUSTRÍSSIMA E AMADA PROFESSORA MARIA RACHEL

SEVERINO FERREIRA DE LIMA