sábado, 17 de julho de 2010

Lançado no Museu do Índio: Rondon a Construção do Brasil e a Causa Indígena

Lançado ontem no Museu do Índio, RONDON a Construção do Brasil e a Causa Indígena.
Além de várias lideranças indígenas, presentes também no evento o ministro da Justiça, Luiz Paulo Telles Barreto e representando a Família do Marechal Rondon, seu neto, Ângelo Rondon.
Fiquei bastante honrada em conhecer o neto de Cândido Mariano da Silva Rondon, Ângelo Rondon. Na foto também com a Professora Maria Rachel Coelho e o cacique Akijabor Kayapó.

O Presidente da FUNAI , Marcio Meira agradeceu a Jorge Alfredo Streit, Presidente da Fundação Banco do Brasil que é talvez a maior parceira e apoiadora da FUNAI desde 2008.

Com Donaldo kinthaulu


Com Daniel Pareci


Rondon

Um grande defensor dos indígenas brasileiros, desbravador de terras distantes e deconhecidas, de selvas e sertões. Um descobridor do Brasil. Assim foi Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que esteve à frente da implantação das linhas telegráficas no Brasil.

Pacifista adotou em relação aos indígenas o lema “Morrer se preciso for; matar nunca!”.
Gerou uma nova relação entre o Estado e as populações indígenas, foi responsável pelo Dia do Índio e fundou o Museu do Índio com Darcy Ribeiro, na Rua Mata Machado, no Maracanã: http://www.fundar.org.br/darcy_antropologia_musindio_1.htm

Descendente de índios, nasceu em maio de 1865 em Mato Grosso. Estudou Engenharia, Matemática e Ciências Físicas e Naturais. Teve grande importância na busca da integração nacional, tendo como Princípio o Positivismo do qual se tornou adepto.

Entretanto, seu trabalho foi muito além do que lhe cabia. Percorreu mais de 50 mil quilômetros em território nacional,conhecendo dezenas de indígenas, bem como incluiu nos mapas rios ainda não identificados.

Por tudo isso Marechal Rondon é o homenageado do ano (12ª edição) do Projeto Memória, que é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Sociedade de Amigos do Museu do Índio (SAMI) .


O Projeto Memória

Uma exposição itinerante circulará por 800 municípios brasileiros de norte a sul. A iniciativa conta ainda com um vídeo-documentário e livro foto-biográfico, que serão dirigidos para 5.300 bibliotecas públicas do País, além de um kit pedagógico, contendo um almanaque histórico e um guia do professor, que será destinado para 18 mil escolas públicas. O projeto também terá uma página sobre a vida e a luta do Marechal Rondon na internet.

2 comentários:

Dryca Lys disse...

Trabalho com o povo indigena. Bacana. Quando quiser conheça meu blog.

Maria Rachel Coelho disse...

Dryca
me envie seu email.Não consigo acessar seu blog.
no aguardo
um beijo
A UNIÃO FAZ A FORÇA!
Rachel