sexta-feira, 14 de março de 2008

Artigo publicado no Jornal do Brasil de 13 de março de 2008









35 comentários:

Anônimo disse...

Rachel
Não interessa educar o povo.
Você falou tudo no artigo do dia 05
Maria Izabel
TJ/RJ

Anônimo disse...

MARAVILHA, PROFESSORA, VOCÊ VAI LONGE!

Anônimo disse...

Você é apaixonante, Rachel!
RGP

Anônimo disse...

A expressão "sociedade enferma de desigualdade" foi uma das mais bonitas que li nos últimos anos. É exatamente esse o problema do Brasil. Parabéns

Anônimo disse...

Professora
Enquanto tivermos esses políticos do cenário atual, esse "sonho" não tem chance. mas um dia a gente chega lá.
Antonio Pedro
FND

Anônimo disse...

Meu nome é Elizabete Tônia de Barros, sou jornalista e irmã da Profª Maria Rachel. Moro nos EUA, desde a derrota do Profº Darcy Ribeiro.
Queria registar que vivemos, as duas esse modelo educacional,embora ela ainda fosse bem garota. Por isso acreditamos nele.
Estou emocionada, principalmente porque hoje é meu aniversário. Quando a Rachel voltou para o Brasil dizendo que ia ser professora, a família inteira a achou louca.
Hoje, tantos anos depois, recebo esse presente. Não foi à toa que ela escolheu o Brasil, não foi à toa que ela escolheu ser professora.
Que loucura linda, minha irmã!
Obrigada
Te amo

Tônia
Miami

Anônimo disse...

Emocionante o depoimento de sua irmã, professora.
Vamos todos levantar essa bandeira:
EDUCAÇÃO JÁ!

Paulo Henrique
M.Cortes

Anônimo disse...

EDUCAÇÃO JÁ!
EDUCAÇÃO JÁ!

Anônimo disse...

Professora
Hoje na aula quando a senhora se referiu ao Profº Darcy Ribeiro, com os olhos cheios dágua, foi emocionante. Agora vejo esse depoimento se sua irmã, estou também emocionada. Também acredito que essa é a solução para o Brasil, também concordo que não é necessário gastar dinheiro na construção de novos prédios, é só colocar os que já existem funcionando.
Parabéns e obrigada por cada aula sua, onde não aprendo só Processo Civil mas muito mais
Juliana

Anônimo disse...

Seu grito, é um poema de amor, para o Darcy, para as crianças, para o Rio de Janeiro, para o Brasil!

Anônimo disse...

Beautiful girl
Now where did you find her
Among the neon lights
that haunt the streets outside
she says
stay with me...

Anônimo disse...

Prof
Adorei seus artigos, a página está linda, muito importante alguém como você que já deu certo na vida, tão bem sucedida, mostrar a beleza e a importância de ser professor!
Graziela de Mello

Anônimo disse...

O que fazem com as crianças?
O que fazem com as escolas? O que fazem com os professores?
O que fazem com a educação?
Sou professora há trinta anos. Amo a profissão que escolhi! Sofro ao ver que os anos se passam, os governos mudam e nada melhora.
O que me encoraja é saber que trabalho com pessoas que continuam na escola e têm esperança de que suas vidas irão mudar, ainda que não tenham a escola que deveriam ter. Trabalho com colegas que correm de uma escola para a outra, têm uma jornada desgastante, pois o salário é vergonhoso, mas dão aulam com prazer, elaboram e desenvolvem projetos fantásticos dignos até de receber prêmio pela UNESCO!!!
E assim, não desanimamos, mas continuamos acreditando que um dia isso vai mudar!!!
E, enquanto esse dia não chega, alegro-me em saber que há pessoas, como você, professora, que têm voz e não se calam, antes, fazem ecoar esse grito que é tão nosso!!!
Obrigada por esse artigo! Obrigada por seu ardor!!! Obrigada por existir!!!
Continue levantando a nossa bandeira da educação, quem sabe um dia alguém a vê e toma uma atitude digna?

Anônimo disse...

Maravilha seu artigo. A maioria das pessoas pensam que isso é uma utopia. Quando todos acreditarem verdadeiramente, conseguiremos mudar.

Anônimo disse...

Rachel
O que dizer do MEC ter suspendido nossas bolsas de doutorado pleno?
Você tem razão. Um Estado que não garante o mínimo...

Marcelo
IUPERJ

Anônimo disse...

Professora
Que bela campanha.
Criança é tudo de bom, é o orgulho do futuro!
Glauber

Anônimo disse...

"eterna criança" , agora vem defendê-las,
talvez você "gritando", com sua paixão e entusiasmo, os administradores escutem e se manquem.
parabéns
conte comigo
Amaury

Anônimo disse...

Por favor, um dia desses, com muito sol, aceite meu convite, leve quem você quiser, para dar um passeio na baía e assista o sol se pondo enquanto ajeita o cabelo com um charme que é só seu.
G.A.
Teresópolis

Anônimo disse...

Perfeita sua campanha, professora, que nas eleições municipais de 2008 ganhe o partido da Educação, que unifique-se o discurso, o importante não é a sigla mas a causa defendida e a continuidade dos trabalhos.
Conte com a gente
Marcio Xavier

Anônimo disse...

Pq vc não entra para a política de uma vez?

L.C.

Anônimo disse...

legal, esse movimento, até a Globo interessada, com série de reportagens durante toda a semana.
Não pode é parar, principalmente perto das eleições.
Viviane
RJ

Anônimo disse...

Rachel
Não sei se você vai lembrar de mim, me apelidou de Zaffaroni, porque minha paixão por Penal era grande, mas no penúltimo período mudei o tema e a disciplina e você foi minha orientadora, defendi a Teoria da Causa Madura.
Me senti muito orgulhoso em revê-la aqui na internet. Que maravilha seu site. Que bom esse espaço de qualidade numa época que temos tanta "porcaria".
Espero reencontrá-la pessoalmente.
Parabéns, você está de parabéns.
saudades

Eugênio
Unesa

Anônimo disse...

Rachel
Vou defini-la com seu preferido:

"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
Drummond

Leila

Anônimo disse...

Não vejo a coisa com tanta esperança. Como você bem citou Marcelo Alencar em 1986 era prefeito do Rio pelo PDT mas depois quando mudou de partido e foi governador abandonou o projeto. Já o Gabeira em 86 foi seu adversário e candidato a governador pelo PT. Hoje temos que entender os dois sentados à mesa juntos.
Não acredito em mudanças ideológicas. Esses caras nem sabem o que é isso. A ideologia deles é pelo poder e pelo dinheiro.
O Gabeira nunca vi envolvido com roubo mas o que fez pela educação até agora, aliás o que fez até agora de uma forma geral. Vai levar a vida, às custas de ter colocado o dedo na cara do Severino. E a gente tem que aturar e pagar a conta.

Jorge

Anônimo disse...

Professora
Temos que acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, darem certo, de transformar a natureza e as pessoas. Não dê ouvidos aos pessimistas, nós é que temos que transformar as nossas vidas.
Helena Dantas do
Curso Fraga

Anônimo disse...

VOCÊ É LINDA!
A harmonia entre o exterior e o interior é que a faz linda. Muito bonita por fora e por dentro, uma raridade. Repleta de ideais, acreditando no presente e lutando por um futuro, preocupada com os rumos de uma política claudicante e o crescimento de uma população na qual eu não acreditava mais. Amiga sincera, cuidando de todos, mãe de gravata!
Você fez com que eu voltasse a acreditar que ainda é possível um amanhã melhor, com dignidade para os brasileiros ou, no mínimo, com o continuar da luta.

G.A.
Teresópolis

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo artigo.
Suzana
Menezes

Anônimo disse...

O maior presente que Deus me deu nos últimos tempos foi poder acordar e entrar neste site e também antes de dormir entrar neste site.
Como é bom poder te ver a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo virtualmente.
RGP

Anônimo disse...

Sonhos no presente, realidades num futuro bem próximo.
Vamos que vamos!

Luis Eduardo
Proc III

Anônimo disse...

Rachel
Depois de ler teu artigo, ia escrever-lhe sobre ele, mas não pude deixar de ler os comentários anteriores e fiquei impressionado.
Não roubar é que é normal, não estar envolvido em roubo é obrigação de todos!
desculpe o desabafo
Carlos Eduardo

Maite Tosta disse...

Professora Maria Rachel,

Assino embaixo de suas palavras. Minha irmã é professora da rede municipal e testemunha ocular da lástima em que transformaram os CIEPs. Fico felizes que vozes como a sua, que se levantam em defesa da educação, encontrem espaço nos meios de comunicação. Conte comigo para o que precisar.

Em defesa de nossas crianças !

Abraço, que Deus te abençoe e Nossa Senhora te proteja !

Anônimo disse...

Rachel
Ler seu artigo foi uma grata surpresa,tendo em vista que o meu TCC,foi exploração de mão-de-obra infantil em carvoaria. Na década de 70 o Governo Federal subsidiou um grande projeto por meio de isenção fiscal. Cujo obetivo era eliminar as desigualdades regionais e o Estado premiado foi o de MTS. Como tudo nesse país acaba em CPI foi criado uma e como sempre nada foi apruado porém, foi exposta uma face perversa e complexa desse problema. Essa face refletia as graves consequencias de políticas governamentais quando implementadas sem um conhecimento das condições estruturais do país e sem um estudo aprofundado de sua possíveis consequência.O grande paradoxo é pensar que o carvão,destinado a fornecer energia, seja produzido subtraindo energia de crianças e jovens, sem direito a ter direitos. A existência da exploração do trabalho de crianças e adolescentes constitui uma violência, uma negativa dos dereitos que lhe são garantidos. Relato do menino carvoeiro "meu maior desejo é não tossir à noite por causa da fumaça do forno. Aí dá para dormir". É próprio da criança e do jovem projetar-se no futuro e sonhar com o que virá. Mas o sonho maior do menino carvoeiro está preso, como ele, ao seu duro cotidiano.
Parabéns querida professora tenho orgulho de ter sido sua aluna em Processo Civil VI. Tenho certeza que todos os seus sonhos serão realizados vejam como eles brilham todos estão a caminho.
Francisca Lúcia de Alencar

Anônimo disse...

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!
TEMOS TODOS QUE FAZER ALGUMA COISA PARA ACABAR COM A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL!
PARABÉNS, PROF PELA INICIATIVA.
ANTONIO CARLOS
PÓS MENEZES 2006.1

Anônimo disse...

Professora
adorei o artigo
Apenas foi omisso quanto aos pais que muitas vezes ficam nas calçadas esperando o dinheiro que as crianças arrecadam nos sinais.
Isso é mais que crime hediondo.
Alberto M. Cortes Proc VI

Anônimo disse...

Profª
Perdoe-me o que disse sobre o meio político. Não posso realmente generalizar porque uma pessoa como você, por exemplo, faria a maior diferença!
DUDA