quinta-feira, 27 de março de 2008

Biopirataria e o desafio da gestão de florestas públicas


Acesse o link e leia o artigo da professora Maria Rachel Coelho Pereira, publicado no portal "O Eco": http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=90&textCode=26734

*O Eco (http://www.oeco.com.br/) é um site de jornalismo ligado no meio ambiente. Trata de qualquer assunto. Mas seu ponto de vista é a conservação da natureza. Desta perspectiva editorial, está aberto às opiniões divergentes, acolhe controvérsias e estimula debates. Mas se interessa particularmente pelas pessoas que falem pelos bichos, as plantas e outras criaturas que não têm voz na política e nos meios de comunicação. Acha que as leis ambientais existem para serem cumpridas por todos os brasileiros, porque todos os brasileiros têm direito à saúde ambiental. Publica crônicas, ensaios e artigos acadêmicos. Mas está empenhado na produção de notícias e na montagem de uma rede nacional de colaboradores, que chegue aonde não vai regularmente a cobertura da grande imprensa. Faz denúncias, sempre que elas lhe parecerem relevantes, mas prefere publicar boas histórias. Fala de problemas, mas gosta mesmo é de soluções. E acredita que o ambientalismo ainda é, no Brasil, uma fonte pouco explorada de grandes personagens, vidas exemplares e novidades jornalísticas. Através de seus repórteres, O Eco quer encontrá-los, para mostrar aos leitores.

6 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante como organismos internacionais fazem uso de um tema vital em benefício próprio. Isso prova, mais uma vez, que internacionalizar a nossa Amazônia significaria nosso suicídio!

CArla Morais

Anônimo disse...

Tenho minhas dúvidas sobre a possibilidade de envolvimento de dinheiro estrangeiro nas licitações, portanto continuaremos ameaçados.

Celso Antonio

Anônimo disse...

Professora rachel
Importantíssima sua iniciativa em denunciar um absurdo que vivemos diariamente, que é a restrição que se faz aos brasileiros de entrarem em determinadas áreas dentro do nosso território e que não ocorre com alguns estrangeiros, especialmente americanos.
Foi um imenso prazer conhecê-la.
Adriana Saito
Boa Vista - RR

Anônimo disse...

Muito bonita e romântica sua iniciativa e preocupação mas com o governo federal que temos que não dá conta nem de si mesmo não vai dar da Floresta.
G.A.
Teresópolis

Anônimo disse...

Rachel
Como fiscalizar mais de sete milhões de quilometros quadrados com somente 50 fiscais do Ibama?
Te admiro profundamente mas isso é ilusão!
Kadu

Anônimo disse...

Porque as pessoas ao invés de ficarem reclamando e falando mal dos outros , não arregassam as mangas r fazem alguma coisa para melhorar a situação?
Ou que pelo menos não desanimem e desincentivem quem quer fazer