Homenagem ao Professor Afonso Pereira da Silva na CONAE 2010
Sorteio dos livros do Professor Afonso Pereira da Silva

Os Livros do Professor Afonso Pereira da Silva e D.Pedro II e o jornalista Koseritz ficaram expostos no stand da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado.
A Senadora Fátima Cleide, atual presidenta da Comissão,recebeu 3 livros do Professor Afonso Pereira da Silva e ficou de ajudar na realização de uma Sessão Solene em sua Homenagem.
No almoço com o cortejo dos Bonecos de Cabaça do Centro de Cultura Mamãe Taguá. Parabéns Tetê:levantando a bandeira do lixo.
Cobrado por toda a comunidade acadêmica já que se diz "o senador da educação", Cristovam Buarque resolveu marcar presença na CONAE nesse segundo dia.
Começou ontem à noite (28) a Conferência Nacional de Educação (Conae), que vai discutir propostas para um novo Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos. Na próxima quinta-feira (1º), deve acontecer a plenária final, que vai definir quais delas serão encaminhadas como sugestões ao governo federal.
As definições tomadas na conferência não têm valor de lei ou passam a valer imediatamente. Elas serão apenas sugestões que serão feitas ao Ministério da Educação (MEC).
Indígenas e bombeiros de Mato Grosso acompanham a explicação dos americanos. (Foto: Kiabieti Metuktire/Divulgação) Índios de quatro etnias do Xingu participaram de um treinamento com bombeiros “Hotshots” dos EUA - profissionais altamente especializados no combate a incêndios florestais em áreas protegidas, financiados por diferentes agências governamentais americanas.
Ao todo, 25 índios trumai, caiapós, juruna e panará, além de 20 bombeiros de Mato Grosso, estiveram reunidos entre 1º e 7 de março na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto Jarina.
Segundo relata o tenente-coronel bombeiro Alessandro Mariano, coordenador do projeto de brigadas de bombeiros indígenas, os três americanos que fizeram o treinamento deram ênfase, em especial, à importância da prevenção dos incêndios florestais. Um antropólogo serviu de intérprete ente os índios e os instrutores estrangeiros.
No Xingu já há cerca de 50 indígenas treinados e equipados para combater as queimadas. A partir de maio, quando recomeça a temporada do fogo na Amazônia, eles devem mais uma vez se esforçar para evitar que incêndios destruam a mata em suas terras.
Em 2008, o cacique Raoni foi recebido em Brasília pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em reconhecimento ao trabalho dos bombeiros indígenas, pois conseguiram reduzir em 80% o número de queimadas entre 2007 e 2008 em sua região.

Três mil escolas de ensino médio de todo o Brasil se comprometeram a utilizar os filmes em sala de aula, envolvendo o maior número possível de alunos nos debates. O Guia para alunos e professores também está disponível em formato digital no site www.videonasaldeias.org.br/forum.