quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Homenagem a Manaus


MANAUS
339 ANOS

Minha Manaus querida!
Mesmo não sendo famosa,
Com fama de Maravilhosa,
Trago-te dentro do peito,
Amor mais que perfeito,
Uma paixão desmedida.
Garantida e Caprichosa
Você é minha escolhida!

Minha Manaus , imensa,
De tantos rituais e crença,
Que domingo me fez chorar,
Recomposta, venho te saudar!


No teu negro rio, eu mergulho,
Pra dar sorte, renovar,
E no teu ventre me embrulho,
Me ponho a descansar !
Refaz minha fé perdida,
Volto pra vida corrida,
Com energia incomum,
Uma paz e uma felicidade,
Que não encontro em lugar algum!


Minha Manaus adorada,
Do tambaqui e pacu,
Pirarucu, cupuaçu
Tucunaré na brasa,
Pupunha e tucumã,
E o canto do uirapuru.
Manaus do Jaraqui,
Que me fez ficar aqui,
E do melhor matrinchã!

Minha Manaus do progresso,
De um belo Pólo, Industrial,
Tecnologia e sucesso,
Cem mil empregos gerados,
Agora, filhos adotados,
Manaus de tantos errantes,
Tem gente de todo país,
Manaus da Ivânia, do Fábio,
E do Professor Zé Luiz.
Do Ocicléio e do Belém,
E de todos que quero tão bem!


Minha adorável capital,
Da Feira do Tururi,
Do Mercado Municipal
E da missa na Catedral.
Da noite no Taj Mahal!
Da Ópera, ao ar livre,
E da toada, sem igual.

Manaus da cerveja gelada,
No tradicional Chão de Estrelas,
Ou de um chopp, lá no pontal!

Dos ensaios do boi bumbá,
Sem palavras pra descrever,
Do sanduíche com tacacá,
Nas salas de aula ou no bar.
Passeio no rio, ao amanhecer,
Invadindo a floresta, bem devagar...
Terra de tantas, pra contar
Encanto, mistério e prazer.
Manaus! da minha história,
Que jamais vai envelhecer!

Manaus do encontro das águas,
Dos botos, das garças e flores
E borboletas de todas as cores,
Japiim nas biqueiras cantando,
Igapó, igarapé e muitos amores,
Mitos e lendas, dos sonhadores,
Ou das frutas de vários sabores.




Minha Manaus Menina!
Isso tudo é pra te dizer,
Feliz Aniversário!
Isso tudo é pra te dizer,
Que você, me alucina!
Muda meu calendário,
Troca meu fuso horário,
Tento te descrever,

Você é Poesia
É encanto e magia
Sem a qual,
Não viveria,
Minha alma, morreria!

Por MARIA RACHEL COELHO PEREIRA
Esta poesia já foi publicada em: www.mariarachelcoelho.com.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Manaus merece, linda, seu povo maravilhoso. Infelizmente, o negão amazonino mendes está de volta. Mas reintero o que tinha escrito pra vc por email, o poema ficou lindo, e o publicarei no mirante do cotidiano o seu poema e esta foto, que foi no mesmo dia do nosso querido senador Cristovam Buarque este na ufam, ao nosso lado. Mas essa noite foi muito boa, Chão de estrela, belissimo lugar... Qnd voltares a terrinha, nao esqce de me avisar, aquele chop, ainda ta d pé!

T +, minha querida amiga Rachel,
bjs!

Anônimo disse...

Professora
Não tenho seu dom de escrever coisas tão bonitas mas não importa, quero aqui, registrar, que a recíproca é verdadeira.
MANAUS TE AMA MUITO!

Mariana Rodrigues

Anônimo disse...

Professora
A senhora foi a melhor coisa que aconteceu em Manaus nos últimos anos.
Manaus é fantástica mesmo mas sem dúvida fica muito mais quando a senhora está por aqui.
Obrigada pela homenagem

Fabiane Coelho

Anônimo disse...

Linda Poesia
Você é a verdadeira Poesia que o Brasil ganhou de presente.
bjssss

Maria da Luz
Pousada Chez Les Rois
Manaus - AM

Anônimo disse...

Queria ser um desses errantes para poder ser assim tão amado por você.
Talvez faça isso, me mude pra lá, talvez assim você me enxergue.
Gilberto Assis
Teresópolis - RJ

Anônimo disse...

Querida abaré, obrigada pelo carinho a “nossa” cidade, você é sempre muito querida e bem-vinda, seria muito gratificante se cada brasileiro sentisse carinho e orgulho, como você, por também, de certa forma, fazer parte dessa riqueza de lugar, sei que nossa cidade não vai cair no a eçaraia, já que a Amazônia está em “moda”, só lamento que os olhos e cuidados dos demais brasileiros tenham sido capturados de forma tão singular e, de certa forma, tardia.

Beijos, estamos com saudades, volte logo!

Nahue Salignac Mussa
Manaus