terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

EDUCACIONISMO EM INDAIATUBA

Acompanhados pelo vereador Bruno Ganen, Coordenador do N.E. Indaiatuba a Professora Rachel Coelho e Ney Bravo visitaram a Escola Ambiental Bosque do Saber na cidade de Indaiatuba.

Foto: A Professora Maria Rachel Coelho com Bruno Ganen, vereador pelo PV e coordenador do N.E. Indaiatuba.
Recepcionados por Jeanete Escodro, diretora da Secretaria da Educação de Indaiatuba, e por Maria do Carmo Bastida da Escola Ambiental, que mostraram e explicaram todo o trabalho Educacionista que vem sendo realizado.

Preocupada com as questões ambientais atuais, a Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, criou a Escola buscando enriquecer os trabalhos já desenvolvidos em sala de aula. O espaço é utilizado por alunos e professores para complementar o horário integral, todos dedicando-se a atividades práticas de estudos do meio e de preservação efetiva do ambiente, interagindo e participando das atividades propostas voltadas para a formação e a conscientização das necessidades de mudanças de hábitos em relação ao meio ambiente em que vivemos. Os alunos monitorados recebem informações e vivenciam experiências como: Trilha, Galpão Interativo de Produção de Muda, Estufa, Viveiro, Horta Orgânica Educativa Multidisciplinar, Reciclagem de Papel Artesanal, Pomar Orgânico dentre outros projetos.
Mais detalhes sobre a Escola Ambiental Bosque do Saber:
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/educacao/bosque-do-saber/


Foto:Visita à Escola EMEB Prof. Nízio Vieira – Jardim Morumbi - Indaiatuba

Ainda ciceroneados por Bruno Ganem e pela diretora da Educação Jeanete Escodro, Rachel Coelho, Janette Jane e Ney Bravo foram conferir uma Escola Pública não só igual a uma particular mas talvez melhor que muitas delas, embora situada num bairro carente de Indaiatuba. Trata-se da Escola Municipal de Ensino Básico do Jardim Morumbi, que adota tempo integral.
Segundo Gilberto Dimenstein, Indaiatuba é hoje referência quando se fala em educação Pública de qualidade.
O prédio, construído na Rua Antonio Quintero, tem dois pavimentos, totalizando 2.927,67 de área, com 13 salas de aula, mais três de apoio, laboratório de informática, biblioteca e quadra poli-esportiva coberta. Além do Jardim Morumbi, crianças de bairros adjacentes também estudam na escola, com capacidade para 400 alunos. Em parceria com a Secretaria da Cultura, a escola oferece a oportunidade aos estudantes de participarem de aulas de canto coral. Os alunos das 4ª séries ainda podem fazer aulas de reforço em Inglês com professoras voluntárias. As parcerias e o voluntariado são incentivados pelo poder público de Indaiatuba, que defende atividades extracurriculares para manter as crianças na escola mesmo fora dos horários de aula.
Em 2009, a escola vai começar a trabalhar com o Xadrez e Jogos de Raciocínio com as crianças de 1ª e 2ª séries, e com Práticas de Leitura, para alunos de 1ª a 4ª série. O projeto Teatro, que já era desenvolvido na unidade foi dividido em Teatro somente para as 4ª séries, e Música e Expressão Corporal, de 1ª a 4ª série. O projeto de Artesanato, que é oferecido aos estudantes de 1ª a 4ª série, foi dividido em turmas só de meninos e só de meninas. A escola ainda mantém os projetos Brincadeiras, voltado para as 1ª e 2ª séries, que ficam um determinado período livres para brincar, mas sempre sob a supervisão do professor; Educação Ambiental; Futebol e Dança, também para turmas de meninos e meninas; Ginástica Geral, para meninos e Ginástica Rítmica Esportiva, para meninas; e Informática, com aulas que variam de acordo com as idades dos grupos. A escola oferece todo material didático gratuito e também dispõe de espaços adequados e materiais específicos para o desenvolvimento das atividades propostas.

É possível. Filho do empregado numa escola de qualidade igual a do filho do patrão!
Veja mais em:

Nenhum comentário: