quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

TV EDUCACIONISTA NA FUNDAR

A TV Educacionista esteve filmando a Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro. Recepcionados por Ellen Cristine Monteiro Vogas, que coordena o acervo e Gisele Jacon Moreira, diretora financeira, a equipe da TV coordenada por Marquinhos Batista, juntamente com Ronei Bravo, Educacionista de Salto – SP e Rachel Coelho, viajaram pela história e pelos sonhos desse que foi indigenista, antropólogo, poeta, romancista, político, mas que gostava mesmo era de ser chamado de educador, e que acabou sendo mesmo o maior educador de nossa história.

Darcy imaginou a Fundação no campus da UnB, primeira universidade idealizada por ele. Cristovam Buarque, na época reitor da UnB, chegou a demarcar a área onde seria construída a Fundação. Entretanto, Cristovam saiu e o novo reitor que assumiu não levou o projeto adiante.
Hoje, a Fundação que fica no bairro de Santa Teresa é também o local de reuniões, seminários e cursos do Movimento Educacionista no Rio de Janeiro.
A Biblioteca do primeiro andar conta com 30 mil livros que constituíam a Biblioteca de Darcy e Berta Ribeiro.
O acervo ainda é composto com arquivos acumulados com mais de 50 anos, que contêm grande parte da história do Brasil, além de manuscritos, correspondências, fotografias, originais de livros e textos inéditos.

A Fundação possui uma produtora completa de vídeo com ilha de edição de última geração, câmeras, ilhas de corte seca e copiagem, inclusive digital e DVD. Também fazem parte do acervo da Fundação: esculturas, objetos de arte e artesanato, quadros e todo o mobiliário que compunha as residências da praia, do sítio e de Brasília que até em suas disposições, reproduzem os ambientes que Darcy tinha em casa.
No arquivo Darcy e Berta Ribeiro existem textos que Darcy nem chegou a publicar, gravações, reproduções sonoras, vídeos, filmes de quando ele estava na Seção de Estudos do SPI (Serviço de Proteção aos Índios), filmes sobre os CIEPs, campanhas políticas, entrevistas.
A parte textual e fonográfica já está toda inventariada e digitalizada.

A FUNDAR é aberta a pesquisa acadêmica. Muitas teses já foram produzidas lá. Em nossa visita também acompanhamos um curso que estava sendo ministrado no auditório de aperfeiçoamento de professores pelo Projeto ProJovem.

“... GOSTARIA DE FICAR NA MEMÓRIA DAS PESSOAS PEDINDO QUE SEJAM MAIS BRASILEIRAS”...
DARCY RIBEIRO

Nenhum comentário: